Análise Ergonômica do Trabalho

 

 

A sigla AET significa Análise Ergonômica do Trabalho, comumente chamada de parecer ergonômico ou laudo ergonômico. Trata-se de um documento de avaliação (quantitativa e qualitativa) feita por profissionais da área de ergonomia, no qual é feito o levantamento de todos os riscos ergonômicos presentes nos postos de trabalho, contemplando máquinas, equipamentos e o espaço utilizado na execução da atividade profissional. A AET visa identificar, averiguar e aferir as funções e objetos usados por todo profissional em seu local de trabalho, assim como medir os impactos que a utilização, esforço e repouso interferem direta ou indiretamente em sua rotina.

Este é um documento que visa atender a determinação legal da Legislação Brasileira na Norma Regulamentadora 17 (NR17), que estabelece que toda organização corporativa deve adaptar o ambiente de trabalho para que os colaboradores tenham boas condições profissionais, conforto, segurança e desempenho eficiente – considerando aspectos físicos e psicológicos.

 

10 Motivos para manter em dia sua Análise Ergonômica do Trabalho

 Cumprimento de leis trabalhistas

Diminuição de desperdícios

Melhoria na produtividade

Melhoria na saúde, conforto e Segurança dos colaboradores

Melhoria na organização do ambiente de trabalho

Redução de custos

Redução de absenteísmo

Prevenção de reclamatórias trabalhistas

Processos de certificação

Promoção da valorização profissional

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