Em 27 de março deste ano foi sancionada a Lei 14.831 que institui o certificado Empresa promotora da Saúde Mental e estabelece requisitos para a concessão desta certificação.
De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, os transtornos relacionados à saúde mental geram uma perda de produtividade de aproximadamente 1 trilhão de dólares por ano para a economia global.
Um estudo de 2023 demonstrou que 87% das organizações já tiveram que lidar com colaboradores que deixaram de realizar suas funções em decorrência de algum transtorno mental.
Problemas como ansiedade, depressão e síndrome de burnout estão entre os principais responsáveis pelo afastamento de milhares de profissionais de seus postos de trabalho.
Veja abaixo alguns dos principais motivos para problemas de saúde física e mental:
- intenso volume de trabalho;
- falta de reconhecimento;
- pressão para a entrega de resultados;
- ausência de estrutura para a realização das atividades;
- assédio, bullying, racismo e outras questões estruturais;
- falta de comunicação.
O Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental pode ser obtido pelos interessados que cumpram alguns itens fundamentais como promoção da saúde mental, apoio psicológico e psiquiátrico para os trabalhadores, programas de promoção da saúde psíquica e a conscientização da saúde mental por meio de treinamentos e campanhas.
A concessão será feita por comissão certificadora nomeada pelo governo federal, que irá verificar as condições previstas em lei, e terá validade por 2 anos, período após a qual a empresa passará por nova avaliação para conseguir outro certificado.
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FONTE:
Dra. Marisa Boszczowski
Coordenadora Operacional SEFIT