Ergonomia estratégica: como a AET pode transformar a produtividade da sua equipe?

Valorizar o bem-estar da equipe e a ergonomia nos ambientes de trabalho deve ser uma prioridade para qualquer instituição, por diversas razões. A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é necessária para garantir a conformidade da NR-17. Mas, além disso, é um diferencial estratégico que nem sempre é tratado como tal. 

Investir em ergonomia pode fazer a diferença na produtividade e na qualidade do trabalho da sua equipe. A seguir, vamos apresentar as principais vantagens da ergonomia estratégica para seu negócio.

O que é a AET?

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) consiste em diversas técnicas que avaliam o ambiente ocupacional e as interações entre os profissionais e suas ferramentas de trabalho, observando possíveis práticas e hábitos que sejam nocivos à saúde e corrigindo-os. 

Regulamentada pela NR-17, a AET estabelece os parâmetros para adequar os espaços às melhores condições psicofisiológicas para o colaborador, oferecendo conforto e bem-estar e promovendo um desempenho otimizado. 

Em resumo, é uma análise detalhada do ambiente e dos instrumentos de trabalho, visando identificar os riscos ergonômicos e potenciais causadores de doenças ocupacionais. Importante lembrar que a AET deve ser conduzida por especialistas em segurança do trabalho, atendendo às exigências legais.

Qual é a diferença entre a AET e a AEP?

A Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) é muito confundida com a AET, mas cada procedimento tem uma função distinta. A AEP é uma avaliação superficial, preliminar. Geralmente, ela indica a necessidade de uma AET e é realizada em contextos de mudanças organizacionais ou após problemas relacionados com a ergonomia. 

A AET é mais detalhada e completa, envolvendo diversas etapas, como observação e entrevistas. Resultando em um relatório e planos de ação detalhados, ela também direciona as práticas para a melhoria e a resolução dos erros encontrados.

Qual é a relação entre a AET e a produtividade?

Realizar a Análise Ergonômica e implementar as melhorias orientadas a partir dela impacta positivamente na qualidade e na eficiência da produção. Veja como:

  • Equipe mais motivada
    Trabalhando em um ambiente adequado, com equipamentos, mobília e técnicas que não causam desconforto, os trabalhadores se sentem focados e engajados. 
    O cuidado com o bem-estar também aumenta a satisfação e a sensação de pertencimento ao grupo e valorização, motivando ainda mais o trabalho e o comprometimento.
  • Redução de afastamentos
    Doenças ocupacionais, como as LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), geram muitos afastamentos, ocasionando desfalques no time. 
    Mitigar os fatores que causam esses problemas diminui a necessidade de licenças médicas, garantindo mais estabilidade para a equipe e evitando sobrecargas.
  • Otimização do fluxo de trabalho
    A AET também ajuda a aprimorar a forma como se trabalha, identificando ações repetitivas desnecessárias, retrabalhos e equipamentos mal posicionados, entre outras dificuldades que podem impactar na produção e no bem-estar do colaborador. Sem esses gargalos, o serviço flui melhor e é realizado de maneira eficiente e eficaz.

Outras vantagens incluem:

  • Redução de gastos com afastamentos
    A ergonomia estratégica reduz custos com tratamentos médicos e substituição de funcionários afastados. Sem falar nas multas, penalidades, sanções e indenizações decorrentes de ações movidas por profissionais que adquiriram problemas de saúde relacionados ao trabalho.
  • Diminuição de turnover
    O turnover, ou seja, a rotatividade de colaboradores, gera prejuízos para as empresas, já que realizar novos processos seletivos, contratar e treinar funcionários demanda tempo e recursos. Aumentando a satisfação e cuidando do bem-estar dos funcionários, eles são mais propensos a seguir na instituição a longo prazo.
  • Fortalecimento da marca
    Negócios que se preocupam verdadeiramente com a saúde de seus colaboradores e investem em melhorias para o bem-estar da equipe são bem vistos pelo mercado, pelo consumidor e pelos próprios funcionários.

Aplique a ergonomia estratégica com quem entende do assunto

Conte com uma equipe especializada para fazer a AET e usá-la a favor da sua marca! Na Sefit, você tem à disposição um time multidisciplinar pronto para aplicar soluções adequadas para a sua realidade:

  • Análise minuciosa das condições de trabalho, para identificar aspectos ergonômicos que podem impactar a saúde dos colaboradores;
  • Identificação das demandas físicas e mentais das tarefas realizadas;
  • Avaliação das posturas adotadas pelos profissionais durante suas atividades laborais;
  • Sugestões, orientações e elaboração do plano de ação personalizado para aprimorar o ambiente de trabalho, visando a saúde e o bem-estar dos funcionários.

Conheça mais sobre a importância da ergonomia para o

mundo corporativo

Acesse outros artigos em nosso blog e continue explorando o assunto.

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima