A voz humana é única, faz parte de nossa individualidade, e é por meio dela que podemos expressar nossos sentimentos e emoções, nos comunicar, além de ela ser instrumento de trabalho para a grande maioria da população. Lamentavelmente os hábitos de prevenção não fazem parte da cultura brasileira. Assim, o paciente com problemas vocais geralmente só procura o especialista quando a doença está bastante avançada. Por estes motivos é que devemos cuidar dela com muito carinho e ficarmos atentos aos sinais que ela nos dá.
Seguem abaixo algumas dicas para evitar esses problemas e preservar sua voz:
1) Água e maça: Tomar 2 litros de água diariamente para evitar a desidratação e comer maçã para “limpar” o trato vocal. Hidratar-se é essencial para que as pregas vocais vibrem com menos esforço e a voz seja produzida em melhores condições. Quando estamos desidratados temos mais dificuldades para manter o controle da voz e geralmente fazemos maior esforço e produzimos um som pior.
2) Você é o que você come: Melhore suas condições físicas, respeite seus horários de alimentação e descanso e veja se há possibilidades de introduzir melhorias em seu ambiente físico de trabalho.
3) Não grite: Não gritar ou cochichar, manter a intensidade normal da voz e articular bem. O estresse consome as energias e pode exaurir a voz. Uma voz tensa pode ser menos resistente quando se tem que falar por muito tempo. Desenvolva uma escuta diferenciada, prestando atenção em sua voz e na voz dos outros.
4) Evite receitas caseiras: Não há receitas milagrosas, embora o mel possa ajudar como lubrificante e o própolis como anti-inflamatório. A relação com a voz é indireta, pois somente o ar passa pela laringe. Balas e pastilhas podem oferecer um alívio muscular, pois exercitam os músculos da boca e podem aliviar a sensação de esforço, mas são apenas paliativos. Quando são muito fortes ou contém substâncias ditas refrescantes, podem prejudicar o controle da voz.
5) Evite álcool e o cigarro: Evitar bebidas alcoólicas. Não fumar ou usar drogas ilícitas.
6) Mantenha uma postura correta: Podemos dizer que todo o corpo contribui na produção da voz. Se o corpo está tenso, há grande chance da voz também ficar mais tensa. Por outro lado, movimentos e gestos mais soltos ou livres favorecem uma boa voz.
7) Não pigarreie: o pigarrear tem como objetivo limpar a secreção que fica presa na garganta, mas o efeito que pode causar é muito danoso, você acaba agredindo as suas cordas vocais. O ideal é beber água ou deglutir várias vezes.
8) Aqueça a voz, sempre, pelo menos durante cinco minutos: Cinco minutos de aquecimento vocal enquanto você se dirige para a sua escola, pode fazer uma grande diferença.
Fontes:
DIAS, F.A; et al. Conhecimento em cuidados vocais por indivíduos disfônicos e saudáveis de diferentes gerações. CoDAS, (4): 463-469, 2016. Disponível em <http://scielo.br>. Acesso: 10/03/2020.
Guimarães, V.C; et al. Cuidados vocais: questão de prevenção e saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 15(6): 2799-2803, 2010. Disponível em <http://scielo.br>. Acesso: 04/04/2020.
O que se pode fazer para manter a voz saudável. São Paulo, 2018. Disponível em <https://www.clubedafala.com.br/>. Acesso: 05/06/2020.
Cuidados com a voz: veja dicas para manter a saúde vocal. São Paulo, 2020. Disponível: < https://noticias.portaldaindustria.com.br/>. Acesso: 05
Quer ler mais artigos como esse? Acesse nosso Blog!