Quem ronca tem Apneia do Sono? – Ronco é uma queixa de sono que geralmente é reconhecida não pelo roncador mas por quem dorme próximo à ele. “Eu não ronco mas minha companheira diz que eu ronco” é uma frase comumente ouvida. Roncar é o som gerado pela vibração dos tecidos durante a passagem do ar, e costuma ser o primeiro sinal de que o ar está passando com dificuldade pela garganta devido ao estreitamento da área. À medida que a quadro vai se acentuando, a garganta fica cada vez mais estreita podendo fechar completamente. Esse quadro de fechamento da garganta e bloqueio da passagem do ar é conhecido como apneia obstrutiva do sono (parada da respiração durante o sono).
O que é Apneia do Sono?
A apneia do sono é um distúrbio caracterizado pela obstrução parcial ou total das vias aéreas, o que dificulta a respiração e causa a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa, dando origem ao ronco. Além do ronco, a apneia do sono ainda pode trazer outros sintomas como boca e garganta secas, falta de concentração, irritabilidade, dores de cabeça, falta de atenção e memória, alterações de humor como queixas de depressão, maior risco para acidentes devido à sonolência e cansaço, risco para doenças cardiometabólicas, como hipertensão arterial, diabete mellitus e obesidade.
Então se você e ronca e possui algum dos sintomas abaixo, busque ajuda de um profissional de saúde o quanto antes:
- Sono não reparador (aquele que você continua cansado durante o dia).
- Despertar noturno frequente (ninguém merece não é mesmo?).
- Distúrbios cognitivos como dificuldade de memória, concentração e atenção.
- Irritabilidade.
- Fadiga.
- Sonolência Diurna Excessiva (aquele bom e velho encostou dormiu.)
- Diminuição da libido e impotência sexual.
E para evitar o ronco, algumas ações podem ser tomadas, tais como:
- Procurar dormir de lado, utilizando colchão e travesseiro adequados;
- Procurar ajuda especializada, de médico ou dentista, e seguir suas orientações em caso de obstrução nasal, rinite, alergia, refluxo gastroesofágico, bruxismo (ranger de dentes noturno), etc.;
- Manter o peso adequado;
- Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas;
- Praticar atividades físicas.
Existe tratamento para o ronco?
O tratamento ideal para eliminar o ronco durante o sono dependerá da causa diagnosticada pelo médico. O método utilizado para tratar a apneia do sono, por exemplo, e que tem demonstrado mais efetividade é o uso de alguns aparelhos. Estes dispositivos enviam uma quantidade de ar pressurizado para evitar a obstrução da garganta, o que faz com que elimine o ronco, tornando o sono mais silencioso e, consequentemente, garantindo uma boa noite de descanso.
Exercícios para parar de roncar
Foram desenvolvidas uma série de exercícios rápidos, simples e que podem ser feitos em qualquer lugar, para ajudar a diminuir a frequência e a intensidade do ronco. Vale ressaltar que todos devem ser feitos sempre com a boca fechada e cada exercício deve ser repetido 20 vezes antes de pular para o próximo da sequência.
1º Exercício:
Posicione a ponta da língua atrás dos dentes superiores e faça o movimento de “varrer” para trás, até o fim do céu da boca (palato duro).
2º Exercício:
Com a língua posicionada no alto do céu da boca, empurre para cima e, sem desgrudar a língua do céu da boca, relaxe a base dela, fazendo um movimento de “empurrar e soltar”.
3º Exercício:
Faça movimentos de abrir e fechar os dentes com a língua grudada no céu da boca.
Fontes:
Ronco, apneia do sono e qualidade de vida. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em:< http://roncoeapneiadosono.blogspot.com/2017/07/o-que-e-o-bruxismo.html>. Acesso: 23/07/2020.
Ronco e apneia obstrutiva do sono. São Paulo, 2020. Disponível em: < http://www.semanadosono.com.br/apneia.html>. Acesso: 23/07/2020.
10 coisas que você precisa saber sobre apneia do sono. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: < https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-apneia-do-sono/>. Acesso: 23/07/2020.
Dicas fonoaudiológicas para apneia do sono. São Paulo, 2006. Disponível em: < https://www.dorisfono/posts/a-fonoaudiologia-pode-ajudar-casos>. Acesso:23/07/2020
Alessandra Vituriano
Fonoaudióloga
Leia agora mais artigos como esse! Acesse nosso Blog