FISIOTERAPIA DO TRABALHO X ERGONOMIA

Fisioterapia do trabalho

A Fisioterapia do Trabalho é considerada uma especialidade da área da Fisioterapia, que possui um foco na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Para isso precisamos focar nossos estudos nas atividades laborais, nos processos e nos programas de qualidade de vida dentro das organizações para que possamos promover a recuperação adequada do trabalhador, um ambiente de trabalho seguro e repassar as orientações para o trabalhador de uma forma mais assertiva para que o mesmo possa executar suas tarefas da forma mais saudável possível.

Para receber a titulação de Especialista, o profissional deverá ser aprovado em Exame de Conhecimento e Prova de Títulos na especialidade requerida.

Ergonomia

A ergonomia estuda a organização do ambiente de trabalho e as interações do trabalho, máquinas e equipamentos com o homem. Na prática o objetivo é reduzir riscos, promover conforto e melhora na produtividade do trabalhador, atuando nos espaços físicos da empresa e na organização de processos corporativos.

Por meio da análise da postura, de movimentos corporais, do ambiente de trabalho e equipamentos, a ergonomia busca promover a integração entre as capacidades e limitações do trabalhador ao seu posto de trabalho. Ao analisar esses fatores pode surgir a necessidade de algumas intervenções que mitiguem, controlem ou eliminem problemas. A partir daí, é possível obter aumento na eficiência tanto organizacional quanto na produtividade e nos lucros da empresa.

Para ser um ergonomista é fundamental que seja realizado o curso de pós-graduação, pois não há um curso de graduação próprio para a profissão de ergonomista. Isto é, qualquer profissional que possua um diploma de ensino superior, independente da área, pode realizar o curso de pós-graduação em ergonomia. No entanto, é de extrema relevância que o profissional tenha conhecimento sobre as questões que envolvem a ergonomia como fisiologia e biomecânica, para compreender e avaliar corretamente a influência das condições de trabalho no sistema musculoesquelético, sistema locomotor, sistema neurológico, etc.

O ergonomista pode ser certificado pela associação brasileira de ergonomia ABERGO, porém, não é uma obrigatoriedade para exercer a profissão.

Um programa de gestão em ergonomia bem elaborado traz muitos benefícios para a empresa, a curto e longo prazo.

Ficou interessado em conhecer a Metodologia SEFIT em gestão ergonômica?

Entre em contato com a nossa equipe!!

Dra. Juliana Champini – Supervisora em Gestão de Ergonomia SEFIT

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima