Abril Verde é uma campanha dedicada a conscientização sobre segurança e saúde no trabalho, que foi instituída no Brasil pela Lei nº13.620/2018. Ela busca chamar a atenção para os riscos ocupacionais e promover a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A iniciativa é importante porque muitas vezes os trabalhadores enfrentam condições perigosas ou insalubres em seus locais de trabalho, o que pode resultar em lesões, doenças ocupacionais e até mesmo mortes. De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2020, mais de 4,5 milhões de acidentes de trabalho foram registrados no país, resultando em cerca de 18 mil mortes.
Durante o mês de abril, são realizadas diversas atividades, como palestras, campanhas educativas, treinamentos e ações de conscientização em empresas, escolas e comunidades. O objetivo é informar os trabalhadores sobre seus direitos, alertar empregadores sobre a importância de proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis, e incentivar a adoção de medidas preventivas, como:
- Atenção ao uso adequado dos EPIs;
- Identificar os possíveis riscos acidentais dentro do posto de trabalho;
- Recomendações de como manter o ambiente de trabalho organizado;
- Importância da sinalização de áreas de risco e saídas de emergência;
- Atenção às recomendações da Segurança do Trabalho;
- Implantação de programas de bem estar laboral dentro da empresa, tais como Ginástica Laboral, quick massage, treinamentos e palestras de saúde, orientações posturais in loco, ergonomia…
É fundamental que governos, organizações, empresas, sindicatos, trabalhadores e sociedade em geral se unam para promover a cultura de segurança e saúde no trabalho, garantindo que todos os trabalhadores possam exercer suas atividades de forma segura e preventiva.
Dra. Jéssica Lima
Crefito 249682-F
Supervisora de Ginástica Laboral SEFIT