Como o laudo ergonômico transforma as condições de trabalho na sua empresa?

Nos bastidores de qualquer empresa, onde os olhos estão sempre voltados para números, resultados e metas de venda, há um fator muitas vezes negligenciado e que pode ser a chave para o sucesso ou fracasso da instituição: a ergonomia. 

Afinal, é ela quem afeta diretamente a rotina, a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, além de impactar nos custos operacionais e na eficiência corporativa. 

Sendo assim, não dar a devida importância para esse aspecto é fazer a sua equipe correr uma série de riscos, como lesões musculoesqueléticas, absenteísmo e afastamentos por motivos de saúde.

Hoje, vamos explorar a importância do laudo ergonômico e entender como ele se torna uma peça essencial para garantir o bem-estar do seu time e trazer soluções eficazes para o seu negócio. 

Continue a leitura e saiba mais!

Primeiramente, o que é o laudo ergonômico?

Imagine a sua organização como uma engrenagem complexa, onde cada parte precisa estar funcionando perfeitamente para garantir o desempenho ideal. O laudo ergonômico é como um mecânico experiente que consegue identificar falhas nessa estrutura e assegurar que o sistema continue operando por completo.

Trata-se de um documento técnico que investiga, analisa e atesta as condições de trabalho de uma determinada empresa, examinando pontos como layout do espaço, mobiliário, equipamentos e os movimentos realizados durante as atividades laborais. 

Ou seja, é por meio dele que é possível tornar os espaços mais saudáveis e seguros, prevenindo problemas como posturas inadequadas, movimentos repetitivos ou falta de suporte adequado.

Isso não só protege os funcionários de lesões dolorosas e incapacitantes, mas também contribui para a melhoria do ambiente de trabalho como um todo, visto que funcionários saudáveis e confortáveis são mais produtivos, engajados e satisfeitos com seus empregos.

Laudo ergonômico e a NR-17

O laudo ergonômico não é apenas uma forma de se preocupar com os seus profissionais, mas também de estar de acordo com a legislação.

Esse documento possui respaldo da Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que estabelece diretrizes fundamentais para garantir o bem-estar dos trabalhadores e reconhece que a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos colaboradores é essencial para a promoção de um ambiente laboral saudável e produtivo. 

Em outras palavras, ele atua como um instrumento prático para a conformidade com os requisitos estabelecidos pela NR-17 e como uma ferramenta de diagnóstico detalhado.

Quando o laudo ergonômico é necessário?

A NR-17 não estabelece segmentos e portes específicos para as empresas que devem adotar o laudo ergonômico. Porém, ele é obrigatório para aquelas que apresentam as seguintes condições.

  • Levantamento, transporte e descarga individual de materiais: quando os funcionários estão envolvidos em atividades que requerem o manuseio manual de cargas, como levantamento, transporte e descarga individual.
  • Mobiliário dos postos de trabalho: a escolha e disposição do mobiliário devem ser feitas de modo a evitar desgaste e impactos negativos na saúde do colaborador.
  • Condições ambientais de trabalho: relacionadas a fatores como iluminação, temperatura, umidade e ruído.
  • Organização do trabalho: diz respeito à forma que as tarefas são organizadas e distribuídas, bem como elas podem afetar a saúde e a eficiência dos trabalhadores.

Emita o seu laudo ergonômico com a SEFIT

Agora que você já sabe da importância desse documento e como ele ajuda a preservar a integridade dos seus funcionários e proteger a sua empresa contra possíveis processos judiciais, é hora de garantir o seu e promover um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo para todos.

Entre em contato conosco e solicite já o seu orçamento.

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima