Como melhorar sua Comunicação

A comunicação é uma capacidade fundamental em qualquer momento da vida e pode ser o ponto-chave entre ser um profissional comum ou se destacar perante a concorrência.

Quando aplicamos esse conceito ao empreendedorismo, percebemos que a comunicação pode ajudar no gerenciamento de projetos, aumentar a produtividade e a sincronia entre diferentes colaboradores (que podem ou não exercer funções diferenciadas), melhorar o clima organizacional etc.

A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam para obter resultados. A inabilidade de comunicação leva à má compreensão de objetivos, que leva ao esforço inútil e sem foco.

A informação mal transmitida e mal digerida causa conflitos nas equipes, o que, além de improdutivo, é desgastante para todos os envolvidos.

Veja como aprimorar sua capacidade de se fazer entender no trabalho.

Seja um bom ouvinte:

Por mais que não pareça, ser um bom comunicador implica ser um bom ouvinte. Isso ocorre porque o ato de ouvir ajuda a entender melhor as outras pessoas, permite nos colocarmos no lugar do outro e construir relacionamentos.

Preste atenção à sua linguagem corporal:

Você fala que está aberto à discussão mas seus braços estão cruzados; diz que está escutando mas não tira os olhos do celular. Nossa linguagem não verbal e não escrita revela mais do que imaginamos. Seja o modo como faz contato visual ou como se comporta em uma entrevista por videoconferência, não esqueça que você está constantemente se comunicando, mesmo quando não está falando.

Se livre de “enchimentos” de conversação:

Hum”, “ah”, “tipo” e seus derivados fazem pouco para melhorar o seu discurso ou conversas cotidianas. Elimine-os para ser mais persuasivo e/ou parecer mais confiante. Para isso, você pode simplesmente tentar relaxar e fazer uma pausa antes de falar.

Comunique de Forma Objetiva:

O discurso tem princípio, meio e fim, por isso é importante ter as suas ideias organizadas e manter o foco no tema central.

Mantenha o Olhar Concentrado:

É importante não desviar o olhar quando estamos a comunicar. Um olhar concentrado, para além de transmitir segurança, também demonstra atenção e entusiasmo. Se estiver a comunicar para uma plateia é importante que veja e seja visto por todos.

Pergunte mais:

Procure compreender a perspectiva da outra pessoa, fazendo perguntas para esclarecer o assunto. Repetir as palavras do interlocutor ajuda a conferir se você interpretou o que foi dito corretamente.

Para direcionar a conversa, formule questões objetivas quando tiver dúvidas, do tipo: “Quando isso aconteceu?”. Se o assunto precisar de esclarecimentos, use perguntas amplas, como: “Por que você chegou a essa conclusão?”.

Saiba ficar em silêncio:

Ficar calado pode ser muito útil. O silêncio permite a quem escuta ganhar tempo para processar o que foi dito e a organizar os pensamentos antes de uma resposta apressada.

Eleve sua empatia:

A diversidade de pontos de vista é enorme porque todo mundo tem os próprios valores e influências que moldam o jeito de enxergar o mundo. Por isso, a melhor maneira de se fazer entender é tentar se colocar no lugar do outro para imaginar como determinada informação será encarada.

Fontes:

Comunicação Pessoal. São Paulo, 2018. Disponível em: <http://tutano.trampos.co/8317>. Acesso: 18/06/2020.

Dicas para melhorar as habilidades de comunicação. São Paulo, 2019.  Disponível em: < https://www.catho.com.br/>. Acesso: 18/06/2020.

Soluções para melhorar comunicação. São Paulo, 2014. Disponível em: < https://exame.com/carreira>. Acesso: 18/06/2020.

O que é comunicação. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: < https://www.significados.com.br/>. Acesso: 18/06/2020.

A importância da comunicação eficaz. Goiânia, 2018. Disponível em: < https://www.ibccoaching.com.br/>. Acesso: 18/06/2020

Alessandra Vituriano

Fonoaudióloga

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