Conheça os principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas

Os perigos relacionados à ergonomia estão presentes em vários setores do ambiente corporativo. Os problemas decorrentes desses riscos são uma preocupação tanto em atividades voltadas para a indústria e produção quanto nas áreas administrativas, impactando negativamente na saúde e eficiência dos colaboradores.

Nesse sentido, para assegurar a saúde dos funcionários, a segurança do trabalho desempenha um papel essencial na identificação e precaução de incongruências. Durante a leitura desse blog, você irá conhecer os principais riscos ergonômicos e boas práticas para solucioná-los, criando um ambiente adequado para todos.

Boa leitura!

Quais são os principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas?

A ergonomia se refere à interação das pessoas com máquinas, equipamentos e condições de trabalho. Os seus riscos abrangem os erros processuais relacionados ao ambiente profissional e o contato inadequado com itens que estão nesse espaço. 

Conheça os principais perigos:

  • Postura inadequada

Dores são uma reclamação frequente entre trabalhadores de todos os segmentos. A dor nas costas, por exemplo, afasta cerca de 2.5 milhões de pessoas anualmente de suas funções, de acordo com dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A falta de postura está diretamente ligada a esse problema, pois essa situação causa enfraquecimento, lesões em diversas partes do corpo, como ombros e pulsos.

  • Repetição de movimentos

Serviços que contam com essa exigência e tendem a forçar a mobilidade em ciclos exaustivos podem ocasionar a famosa tendinite, também conhecida como LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

  • Iluminação precária

Trabalhar em ambientes com baixa incidência de luz gera uma incontável lista de malefícios, tal qual o aumento da ocorrência de acidentes, fadiga visual, entre outros.

  • Excesso de demandas

O excesso de tarefas leva os funcionários ao estresse, comprometendo a sua saúde mental e física. Em casos extremos, as pessoas podem desenvolver Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Mental.

  • Levante e transporte de materiais pesados

Segundo o ergonomista inglês Robert Bridger, 60% das lesões musculares acontecem pelo levantamento de peso e 20% pelo manuseio. A sobrecarga física constante acarreta em uma grande quantidade de problemas de saúde, que podem perdurar por uma vida inteira.

3 boas práticas ergonômicas para aplicar no ambiente profissional

Contar com o acompanhamento da área de segurança do trabalho, que identifica e aplica soluções corretas de ergonomia, é vital para qualquer negócio. Pensando nisso, separamos três práticas saudáveis para serem aplicadas no ambiente profissional. Confira abaixo:

  1. Invista em programas de saúde

Essa iniciativa ajuda a minimizar os danos decorrentes do surgimento de doenças entre os colaboradores. Além disso, promove hábitos diários, como a realização de exercícios físicos e ginástica laboral. 

Outro ponto importante para a construção do programa de saúde em sua empresa é a contratação de serviços especializados em ergonomia, que agreguem mais conhecimento às pessoas em relação às ações internas relacionadas ao tema.

  1. Estabeleça medidas de prevenção 

Evitar acidentes é tão significativo quanto saber lidar com eventuais dificuldades. Por isso, é fundamental se precaver, elaborando um plano de segurança para manter os seus colaboradores fora de risco.

Alguns pontos importantes a considerar nesse aspecto são:

  • Adquirir equipamentos modernos;
  • Oferecer EPIs;
  • Adaptar o local para melhorar a postura dos colaboradores durante os serviços;
  • Automatizar tarefas repetitivas por meio de tecnologias de automação, tanto fabris quanto digitais.
  1. Realize treinamentos e conscientização 

A segurança e o bem-estar coletivo é uma responsabilidade de todos. Nesse cenário, é necessário investir em treinamentos para os funcionários que abordem as normas de cuidado estabelecidas pela empresa. 

Vale também fazer e divulgar campanhas de conscientização, para que os colaboradores entendam a importância de seguir as regras do negócio e zelar pelos colegas de trabalho.

3 vantagens da redução de riscos ergonômicos nas empresas

Além de agregar à saúde das pessoas nos ambientes de trabalho, a redução de riscos ergonômicos possui muitas vantagens. Entre as principais, elencamos três: 

  1. Aumento da produtividade: funcionários mais saudáveis entregam bons resultados e estão sempre dispostos a melhorarem seu desempenho.
  1. Diminuição de custos: com um índice menor de afastamentos, os negócios economizam recursos, gastando menos dinheiro e tempo.
  1. Promoção da marca: não há melhor propaganda do que colaboradores felizes com o seu espaço de trabalho. Assim, é possível  os valores e a qualidade do ambiente profissional, tornando a marca referência em segurança.

Implemente as melhores soluções ergonômicas na sua empresa

Convencido da importância da ergonomia no ambiente de trabalho, mas não sabe por onde começar a implementar mudanças na sua empresa? A Sefit é referência no fornecimento de saúde ocupacional para negócios.

Conheça mais sobre os nossos serviços e saiba como eles podem ser aplicados ao cenário do seu ambiente de trabalho acessando o nosso site.

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima