Os benefícios da ergonomia no trabalho

META: A ergonomia no ambiente profissional faz toda a diferença na saúde e na produtividade dos seus colaboradores. Mas como incorporá-la na sua empresa? Saiba agora!

Nada é mais importante do que o bem-estar dos seus colaboradores. Seja no presencial, híbrido ou home office, é essencial garantir os cuidados com a saúde do seu time para que eles se sintam mais produtivos, engajados e inclusive valorizados na empresa.

Nesse cenário, a ergonomia surge como uma peça-chave que abre portas para uma rotina com mais sorrisos e eficiência.

Hoje, vamos entender mais sobre como as práticas ergonômicas não só moldam o espaço de trabalho, como também impactam diretamente na satisfação de todos aqueles que fazem parte da sua organização. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse assunto!

Quais os benefícios da ergonomia?

Primeiramente, é importante entender o que é esse termo. Trata-se da ciência que busca adaptar o ambiente de trabalho às características físicas e psicológicas do trabalhador, sendo uma verdadeira tendência em todo o mundo corporativo.

Aqui estão alguns motivos de por que vale a pena investir na ergonomia:

1. Aumento da produtividade

Ao ajustar o espaço de trabalho conforme as necessidades individuais de cada colaborador, cria-se um local propício para o foco e a eficiência. Móveis e equipamentos ergonomicamente projetados ajudam a reduzir a fadiga, minimizar distrações e incentivar a concentração.

2. Prevenção de lesões e dores musculares

É muito comum que a postura incorreta resulte em diversos desconfortos físicos. Por isso, é fundamental adaptar mesas, cadeiras e outros equipamentos às características físicas dos colaboradores, minimizando o impacto negativo sobre o corpo e reduzindo a incidência de lesões repetitivas e outros problemas.

3. Melhoria da saúde ocupacional

Proporcionar condições de trabalho que não sobrecarreguem o corpo e a mente equivale a reduzir o estresse, a ansiedade e diversas outras questões de saúde relacionadas ao trabalho. Isso não apenas impacta positivamente a qualidade de vida dos colaboradores, mas também reduz os custos com licenças médicas e tratamentos.

4. Aumento da satisfação dos funcionários

Não há nada melhor do que saber que a empresa onde você trabalha se preocupa genuinamente com o seu conforto e bem-estar. Portanto, a ergonomia também faz com que os profissionais sintam-se mais valorizados, ajudando na retenção de talentos e na construção de uma cultura organizacional saudável.

5. Redução do absenteísmo

Focar na saúde ocupacional também evita afastamentos por problemas relacionados ao trabalho, resultando em economias significativas para as empresas e contribuindo para a sustentabilidade financeira a longo prazo.

Dicas de como manter a postura correta

Na correria do dia a dia, muitas vezes negligenciamos a importância da nossa postura enquanto estamos trabalhando. Porém, essa não é apenas uma questão de estética, mas sim uma forma de prevenir lesões e promover o bem-estar no ambiente profissional.

Estimule que os seus colaboradores se posicionem da maneira certa assim:

1. Posicionamento do computador

A tela do computador deve estar ao nível dos olhos, permitindo que os funcionários olhem diretamente para frente sem inclinar a cabeça para cima ou para baixo. O teclado e o mouse devem estar alinhados com os cotovelos, formando um ângulo de 90 graus e evitando tensões no pescoço, ombros e braços.

2. Ajuste da cadeira e da mesa

A altura da cadeira deve ser ajustada para que os pés estejam completamente apoiados no chão, com os joelhos formando um ângulo de 90 graus. A cadeira também deve proporcionar suporte lombar adequado e a mesa deve estar na altura correta para evitar que os colaboradores precisem se curvar ou esticar para alcançar objetos.

3. Pausas e alongamentos regulares

Levantar, esticar e movimentar o corpo são ações que fazem toda a diferença na jornada de trabalho. Essas pausas ajudam a aliviar a tensão acumulada, melhoram a circulação sanguínea e reduzem o risco de lesões por esforço repetitivo.

4. Atenção na hora de pegar peso

Ao erguer objetos pesados, é preciso dobrar os joelhos, manter as costas retas e levantar com os músculos das pernas, não das costas. Alguns equipamentos, como carrinhos de transporte, também contribuem para evitar sobrecargas.

Como deixar a sua empresa ainda mais ergonômica?

A ergonomia vai muito além de apenas ajustar móveis e equipamentos. Ela deve ser uma parte crucial da cultura da empresa, estabelecendo um ambiente propício para o desenvolvimento profissional e o bem-estar físico de todos. 

Confira algumas dicas extras para garantir um espaço tanto produtivo quanto saudável.

  • Avalie o local frequentemente para identificar áreas que precisam de ajustes, como a disposição dos móveis, a iluminação, a altura das mesas, as cadeiras, entre outras;
  • Organize os elementos do ambiente de forma a facilitar o fluxo de trabalho, minimizando deslocamentos excessivos;
  • Certifique-se de que o ambiente seja bem iluminado, evitando reflexos incômodos em telas de computadores. Busque aproveitar também a luz natural;
  • Realize sessões de treinamento para educar os colaboradores sobre a importância da postura correta, técnicas de levantamento seguro e práticas ergonômicas em geral.

E o mais importante: conte com a SEFIT!

Sabemos que a ergonomia não é apenas uma questão de conforto, mas sim de integridade física e mental. Por isso, há mais de 20 anos, oferecemos os melhores serviços em saúde ocupacional para impulsionar os resultados do seu negócio e elevar a satisfação, a produtividade e o engajamento dos seus colaboradores.

Entenda como podemos transformar o ambiente de trabalho na sua empresa!

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima