Ergonomia no trabalho: como organizar o espaço profissional

META: Oferecer espaços de trabalhos ergonômicos é a melhor forma de cuidar dos seus colaboradores. Descubra como fazer isso!

O bem-estar é um dos fatores indispensáveis para qualquer local de trabalho. Por isso, o espaço físico deve ir além das cadeiras, mesas e computadores, levando em consideração também aspectos que impactam diretamente na saúde dos colaboradores. 

Essa organização, aliada aos princípios da ergonomia, otimiza o desempenho individual e ainda contribui para a saúde e a satisfação de toda a equipe.

Hoje, vamos conferir algumas dicas que irão ajudar a sua empresa a criar ambientes mais produtivos e agradáveis. Continue a leitura e saiba mais!

7 dicas de ergonomia

Na correria do dia a dia, podemos não nos atentar a certos pontos que parecem inofensivos, mas que fazem toda a diferença na rotina do seu time. 

Aqui estão algumas soluções simples que podem ajudar:

1. Avalie a altura das mesas e cadeiras

A altura correta dos equipamentos é crucial para prevenir desconfortos musculares e problemas de postura. Uma dica é oferecer mesas ajustáveis, permitindo que cada colaborador personalize sua estação de trabalho, e cadeiras ergonômicas com suporte para a lombar. Assim, a fadiga e os riscos de lesões tornam-se bem menores.

2. Posicione o monitor no nível dos olhos

Isso ajuda a evitar tensões no pescoço, promovendo uma postura mais natural e reduzindo o estresse visual. Utilizar suportes ajustáveis para os monitores é uma medida eficiente, contribuindo também para uma jornada de trabalho mais saudável.

3. Organize os cabos

Sabe aquele emaranhado de fios que fica embaixo das mesas e nos cantos da empresa? Além de dificultarem a limpeza e serem visualmente desagradáveis, eles podem ser perigosos, visto que podem causar tropeços e outros acidentes. Portanto, utilize organizadores de cabos para evitar esses problemas e manter o ambiente mais limpo, arrumado e seguro.

4. Itens diários devem ficar sempre ao alcance

Estimule seus colaboradores a manterem por perto os objetos frequentemente utilizados. Ao guardarem ferramentas, documentos e equipamentos em locais como gavetas, pode-se economizar tempo e minimizar o estresse físico ao longo do dia.

5. Iluminação adequada

Uma boa iluminação é essencial para prevenir fadiga ocular e melhorar o foco. Posicione as luzes para evitar sombras na tela do computador, ajustando a intensidade conforme necessário. Se possível, organize as estações de trabalho de forma a aproveitar a luz natural.

6. Não esqueça das pausas

Anuncie pausas ativas na rotina do time. Esticar-se, caminhar ou realizar exercícios leves durante breves intervalos são exemplos de atividades que contribuem para o bem-estar físico e mental. 

7. Aposte nos suportes ergonômicos

Os cuidados não devem ficar restritos somente aos olhos e à coluna. Mãos e pulsos também precisam permanecer em uma posição natural e os suportes ergonômicos são ideais para isso. Esses acessórios reduzem a tensão nas articulações, prevenindo lesões por esforço repetitivo e proporcionando um conforto extra.

Com a Sefit, todas essas dicas se transformam em realidade

A organização eficiente do ambiente de trabalho vai muito além da estética. É sobre valorizar a qualidade de vida dos seus colaboradores, preservar a saúde física deles e, de quebra, influenciar positivamente na produtividade e satisfação da sua equipe.

Se você deseja colocar tudo isso em prática, conte com a Sefit e conheça as nossas soluções personalizadas em ergonomia que vão transformar a sua empresa. Clique aqui e descubra os nossos serviços!

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima