Dia da Consciência Negra – SEFIT

O que é o Dia da Consciência Negra para você?

Uma data no calendário ou um convite à reflexão profunda? É apenas um feriado ou uma oportunidade de mergulhar nas raízes culturais e sociais de um povo? A cada ano, celebramos essa data, mas será que compreendemos verdadeiramente sua importância e significado? Elaboramos um questionário e em conjunto com os colaboradores da SEFIT exploramos juntos o que esse dia representa e como ele ecoa em nossas vidas e na sociedade como um todo.

Explorando as experiências vividas, diferentes histórias e reflexões, pudemos compreender a importância e o significado desta data e como todos podemos contribuir para promover a consciência, igualdade e o respeito à diversidade.

Entre as questões abordadas obtivemos algumas respostas que se destacam com maior frequência e a questão da desigualdade social foi de maior relevância.

 Essa realidade não reflete apenas uma questão de renda, mas uma complexa junção de fatores histórico-cultural que impactam profundamente. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) aponta que a taxa de desemprego entre pessoas negras tende a ser mais alta que entre brancos, e há uma desigualdade significativa no acesso a serviços básicos, como saúde, segurança e educação.

A dificuldade de acesso à educação também foi muito pontuada entre a nossa equipe. Segundo os colaboradores, uma média de apenas 03 pessoas negras se formaram juntas com os demais numa classe de Ensino Superior.

Historicamente, a população negra enfrenta maiores indicies de analfabetismo e dificuldade de acesso à educação mais avançadas. Estudos mostram que mesmo quando pessoas negras conseguem acessar a Universidade, há maior tendencia de evasão e menor retenção ligados a questões socioeconômicas.

O sistema de Políticas Públicas de cotas, é uma das ferramentas que desempenha um papel crucial na promoção da igualdade e oportunidade, que visa corrigir desigualdades históricas no acesso ao ensino superior, garantindo representatividade, oportunidades reais e diversidade nos futuros profissionais para a comunidade negra. Mas somente isso não é suficiente….

O Dia da Consciência Negra é muito mais que uma data comemorativa. É um convite à reflexão sobre a história, a cultura e as lutas enfrentadas pela população negra ao longo dos séculos. É um momento para reconhecer a riqueza da herança africana presente em nossa identidade cultural, na música, na arte, na culinária e em tantas outras esferas da vida cotidiana.

Além disso, essa data nos convida a olhar criticamente para as desigualdades e injustiças ainda presentes em nossa sociedade. É um lembrete da importância de combater o racismo estrutural, de promover a igualdade de oportunidades e dar voz às narrativas negras, muitas vezes silenciadas ao longo da história e que permanecem nos dias atuais

Já fui seguida dentro de loja pois a pessoa achava que eu ia roubar, em outros ambientes fui desprezada por acharem que eu não tinha dinheiro para comprar. Já falaram diversas vezes que eu precisava alisar o meu cabelo pois ele era feio… e sinceramente, luto todos os dias para que minha filha não passe pelo que eu passei.”

Este foi um relato de um de nossos colaboradores em nosso questionário que nos chamou muita atenção, ou seja, vivemos sim, todos os dias, histórias lamentáveis como esta em todo o mundo.

É fundamental olharmos para o passado, compreendermos o presente e construirmos um futuro sem preconceitos e igualitário a todos. Ao citar a luta de uma mãe para que sua filha não vivencie as mesmas dificuldades que ela enfrentou, destacamos a resiliência e a determinação de tantos que buscam um mundo onde a cor da pele não determine o seu destino. Que cada passo dado hoje contribua para a construção de um amanhã onde a igualdade e o respeito sejam garantidos a todos, independentemente de sua origem, raça, cor e/ou religião.

A SEFIT é um exemplo de uma empresa que zela pela diversidade e entende o papel que ela possui perante a sociedade no combate ao racismo, qualquer forma de preconceito e acredita que juntos cada um vale mais!

Andre Oliveira,

Suporte Operacional – SEFIT

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima
×