Campanha LAÇO BRANCO

A campanha laço branco foi criada em 1989 no Canadá, com o objetivo de sensibilizar os homens para a eliminação das diversas violências que atingem as mulheres e conscientizá-los sobre os canais de denúncia existentes.

De acordo com o governo canadense os homens e meninos têm papel fundamental na prevenção da violência de gênero e na busca pela questão igualitária entre homens e mulheres. Algumas pesquisas mostram que o envolvimento de homens em estratégias para prevenir e enfrentar a violência tem feito uma diferença real na redução da violência de gênero.

No Brasil o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres foi instituído pela Lei n. 11.489/2007

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que uma em cada quatro mulheres brasileiras (24,4%) acima de 16 anos de idade afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão durante a pandemia de covid-19. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres sofreram algum tipo de agressão seja ela psicológica ou física no ano de 2021.

Os principais sinais de violência contra mulheres são:

  • Chantagens, ameaças, tapas, chutes, empurrões, beliscões entre outras agressões físicas.

Se você identificou algum desses sinais ou conhece alguém que está nessa situação e não sabe como ajudar entre em contato em um dos canais de denúncia disponíveis no Brasil:

  • Ligue 180 (funciona 24 horas por dia)
  • Telegram (digitando na busca” Direitoshumanosbrasil”) 
  • WhatsApp, por meio do número 61-99656-5008

 Importante salientar que o anonimato é garantido.

Vamos todos juntos lutar pelo fim da violência contra a mulher!!

Juliana Champini

Supervisora de Ergonomia SEFIT

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima
×