Ergonomia: benefícios para a saúde e a produtividade da sua equipe 

Ergonomia: benefícios para a saúde e a produtividade da sua equipe

Em quais conceitos você pensa quando falamos no bem-estar e na qualidade de vida dos seus funcionários? Tão importante quanto garantir excelentes benefícios aos colaboradores e dependentes, é ter em mente que a ergonomia é uma palavra de ordem em qualquer operação, independentemente do porte e do segmento de atuação do negócio. 

Adotar um conjunto de medidas em prol da saúde dos profissionais, dentro e fora dos espaços laborais, faz toda a diferença para evitar riscos e assegurar a integridade das equipes. Pontos como esse contribuem, por exemplo, para excelentes índices de produtividade.

Você tem dúvidas sobre o tema? Neste conteúdo, vamos ajudá-lo a sanar todas elas. Siga aqui e descubra por que investir em boas práticas ergonômicas é essencial na atualidade.

Boa leitura!

Importância da ergonomia na saúde dos trabalhadores

Da indústria à agricultura, passando por segmentos como a construção civil e a prestação de serviços. A aplicação da ergonomia no dia a dia das empresas é primordial para evitar problemas de saúde às equipes. 

A disposição da mobília e os contextos de iluminação dos espaços são apenas alguns tópicos que contribuem para garantir o pleno desempenho dos funcionários. Estar atento a questões desta natureza colabora para o bem-estar e a qualidade de vida dos times, compreendendo boas práticas que os mantenham plenamente saudáveis. 

Em síntese: tudo precisa estar devidamente organizado para que a relação entre o homem e o trabalho ocorra da melhor forma possível. A ideia é que os colaboradores tenham ótimas condições de trabalho, sem quaisquer riscos às integridades física e mental. 

Aumento de produtividade é apenas uma das marcas da ergonomia

Ter os conceitos ergonômicos como aliados da sua empresa traz uma série de benefícios. E acredite: eles vão muito além do aumento de produtividade dos times!

A partir do momento em que são ampliadas as ações de cuidado com os trabalhadores, você os valoriza ainda mais. Ao se preocupar com quem caminha ao seu lado, também é possível elevar níveis de confiança e otimismo, atributos que modificam rotinas e transformam vidas, ultrapassando os limites do trabalho.

Ou seja, colaboradores felizes tendem a apresentar desempenhos ainda melhores. Incrível, né?!

Dicas práticas para melhorar a ergonomia em sua empresa

Veja agora algumas dicas que vão auxiliá-lo a potencializar a ergonomia no cotidiano da sua operação:

  • Equipe os departamentos com cadeiras confortáveis, que se adequem ao perfil corporal de cada colaborador;
  • Lembre-se de que itens como mesas e monitores devem estar a uma altura adequada aos olhos dos funcionários, evitando complicações posturais, por exemplo;
  • A iluminação e a emissão de ruídos nos setores também merece atenção, já que são determinadas para garantir o máximo de conforto durante a jornada de trabalho;
  • Implemente programas de bem-estar, incentivando pausas entre os turnos, com atividades como ginástica laboral e alongamentos;
  • Conte com a consultoria de quem entende do assunto. 

Nós, da Sefit, estamos à sua disposição

Implemente ótimas práticas ergonômicas em sua empresa com o nosso apoio! Somos a melhor escolha para quem realmente deseja adotar um estilo de trabalho saudável. Quer saber mais sobre nós, conhecendo nossas soluções e um incrível time de especialistas? Fale conosco agora mesmo.

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima
×