HANSENÍASE: O que é, sintomas, transmissão e tratamento.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e crônica, causada pela bactéria Mycobacterium Leprae. É uma doença que afeta a pele, mucosas e nervos de braços, mãos pernas e pés.

Segundo fontes do Ministério da Saúde, O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países que registram novos casos de hanseníase. Em razão de sua elevada carga, a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país, sendo de notificação compulsória e investigação obrigatória.

Está fortemente relacionada a condições econômicas, sociais e ambientais desfavoráveis. Há registro de casos em todas as unidades federadas, com elevadas concentrações nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A transmissão acontece pelo contato próximo e prolongado com pessoas doentes que não estejam em tratamento, através da fala, tosse ou espirro.

Ao observar algum dos sinais abaixo, procure atendimento:

  1. Manchas brancas, vermelhas ou amarronzadas;
  2. Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente nas mãos ou pés;
  3. Caroços e inchaços no corpo, que podem ser dolorosos e vermelhos;
  4. Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou força muscular no rosto, mãos ou pés.

A hanseníase tem cura!

O tratamento, conhecido como Poliquimioterapia única (PQT-U) é feito com antibióticos de forma gratuita para adultos e crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Importante: Pessoas que seguem o tratamento corretamente param de transmitir a hanseníase!!! Seu diagnóstico precoce e o tratamento oportuno são fundamentais para evitar a evolução da enfermidade para incapacidades e deformidades físicas que dela podem surgir.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias e Ministério da Saúde.

Dra. Marisa Boszczowski

Fisioterapeuta – Coordenadora Operacional SEFIT

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima