Cuidados com a pele no verão X Câncer de pele

Os cuidados com a pele no verão são indispensáveis para a saúde do corpo todo e da mente no geral. Isso porque, uma pele com diversas complicações influencia na imunidade e no estado mental, interferindo diretamente na autoestima.

Podemos relacionar este tema e sua importância com os cuidados nesta estação buscando conscientizar as pessoas sobre a necessidade de adotar medidas de proteção como: Usar protetor solar regularmente, evitar a exposição ao sol nos horários de pico (entre 10h e 16h), utilizar roupas adequadas, como chapéus e roupas de malha fresca, ingerir no mínimo 2 litros de água diários, bem como alimentos que possui rico poder de hidratação, comidas leves e saudáveis, como frutas e verduras.

Dentre doenças de pele, o Câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, correspondendo a cerca de 33% dos diagnósticos de câncer no Brasil e 30% de todos os tumores malignos registrados no país, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

Este tipo de Câncer, é causado principalmente pela exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol, mas também pode estar relacionado a fatores genéticos e imunológicos, dentre eles estão: Pele Clara, histórico familiar, excesso de sardas ou pintas pelo corpo, idosos, excesso de exposição solar ao longo da vida.

A SBD criou uma regra do ABCDE para uma suspeita do câncer de pele para auxiliar a população:

A – Assimetria;

B – Borda – Observa-se bordas irregulares;

C – Cor – Observa-se uma ou mais cores;

D – Diâmetro – Maior que 5 mm;

E – Evolução – Mudança de cor, tamanho, forma.

Por fim, é necessário controlar o tempo do banho de sol. Mesmo que a luz solar tenha múltiplos benefícios, como atuar como antidepressivo e auxiliar na produção de vitamina D, ficar exposto à radiação solar por muito tempo pode ser prejudicial. Se não houver os cuidados necessários, a curto prazo, uma pele mal cuidada pode ficar seca, devido à perda do fator hidratante que deveria evitar a desidratação das células nas camadas mais profundas.

Dra. Jéssica Lima – Crefito 249682-F

Supervisora de Bem Estar Laboral

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima