Como a ergonomia melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho?

Como a ergonomia melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho?

Acredite: valorizar a equipe, aquilo que você certamente tem de mais precioso, vai muito além de disponibilizar um excelente plano de saúde e presenteá-los com “mimos” em datas comemorativas, por exemplo.

Proteger o capital humano diante de possíveis situações adversas faz toda a diferença para assegurar o bem-estar e a qualidade de vida do seu time. É justamente essa uma das premissas da ergonomia, assunto deste conteúdo. 

Aqui, você vai descobrir por que essa palavra é tão importante. Continue conosco e confira uma série de pontos importantes elencados para esclarecer dúvidas a respeito do tema.

Boa leitura!

Benefícios da ergonomia

Como você já sabe, a ergonomia é a conceituação que traduz a ligação entre o ser humano e as máquinas. Em poucas palavras, podemos defini-la como a ciência que visa assegurar que diferentes atividades sejam realizadas com conforto e produtividade.

Ou seja, aplicá-la em sua empresa certamente trará muitos benefícios. E eles vão muito além do aumento no desempenho dos colaboradores.

Entre as principais vantagens das práticas ergonômicas, destacamos:

  • Fortalecimento de vínculos entre os trabalhadores;
  • Otimização de investimentos;
  • Potencialização do bem-estar como um todo;
  • Prevenção a lesões e doenças diversas, tanto físicas quanto mentais;
  • Redução dos níveis de estresse e ansiedade.

O papel do design ergonômico e do mobiliário

O design ergonômico, a partir da escolha de mobiliários de qualidade, faz toda a diferença para proteger os colaboradores de complicações de saúde. Nesse sentido, é válido que você siga essas orientações no momento de implementar mudanças nos setores da empresa: 

  • Opte por cadeiras que se adaptem perfeitamente à estrutura corporal de cada usuário, evitando incômodo nas costas, nos braços e nas pernas, além de dores nos ombros;
  • Lembre-se de que as mesas também devem ser escolhidas com base no conforto do funcionário, de modo que os monitores, por exemplo, estejam na altura dos olhos, evitando problemas de visão.

Importante: além dessas, fique atento às questões ambientais. Fatores como iluminação, temperatura e presença de agentes químicos em um determinado espaço interferem diretamente sobre o desempenho dos trabalhadores. Em caso de dúvidas, consulte a norma ABNT-NBR 13967/2009.

A importância da correta postura corporal no dia a dia

A correta postura corporal é elementar para que a equipe execute as mais variadas atividades laborais com eficiência. Nesse sentido, compartilhamos algumas dicas para que você compartilhe com os colegas, prevenindo lesões. Veja: 

  • Aos funcionários que trabalham sentados

Oriente-os a manter as pernas afastadas a um ângulo de 90°, sem estarem cruzadas, garantindo que os pés estejam bem apoiados no chão;

O ajuste da cadeira deve estar de acordo com o limite entre o joelho do colaborador e o assoalho;

Os ombros precisam estar relaxados e posicionados um pouco para trás;

O monitor precisa ficar distante dos olhos do funcionário (entre 50 e 60 centímetros), algo primordial para evitar problemas de visão.

  • Aos trabalhadores que atuam de pé

Reforce a eles a importância de manter a coluna ereta;

Destaque que os pés precisam ficar afastados um do outro;

Os joelhos levemente dobrados afastam os riscos de dores na lombar.

Adaptando o ambiente de trabalho

Diante do que trouxemos até aqui, uma dúvida certamente ronda a sua mente: como aplicar a ergonomia com excelência na empresa em que você trabalha?

A resposta é simples: tendo em mente que a adaptação vai muito além de dar uma nova roupagem aos setores. Desse modo, é válido: 

  • Reforçar campanhas internas sobre a importância do conceito no dia a dia de cada colaborador;
  • Fazer análises contínuas perante ao cenário da organização;
  • Acompanhar de perto possíveis casos de doenças e/ou acidentes de trabalho;
  • Contar com a consultoria de quem entende do assunto. 

Nós, da Sefit, estamos à sua disposição

Os nossos serviços podem ajudá-lo a implementar a ergonomia com assertividade. Quer saber mais sobre eles? Clique aqui e fale conosco agora mesmo. 

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima