Sobre a Importância de Exercícios Físicos para melhorar a Imunidade, o exercício físico regular traz uma série de benefícios para o organismo, como redução de risco para doenças cardiovasculares e manutenção da massa corpórea em níveis seguros, além de ativar o sistema imunológico e estimular o sistema de defesa contra infecções, envelhecimento e câncer.
Por esse motivo, a prática regular da atividade física para melhora da resposta imunológica é um tema de bastante interesse, ainda mais no momento atual com epidemias de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivos. Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.
Pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas:
Praticar atividades também auxilia no controle dos hormônios do estresse. Pode ajudar a protegê-lo do diabetes, o que é fundamental, já que a doença pode deixá-lo mais vulnerável a ficar doente.
Efeitos da atividade física:
O movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera (como o pulmão, baço e linfonodos). Assim, há mais células imunes circulando pelo corpo, preparadas e prontas para procurar e destruir patógenos. Esse efeito não dura para sempre, mas aumenta o tempo para fortalecer as defesas do organismo.
Dessa forma, exercitar-se de 30 a 60 minutos por dia é suficiente para desencadear essa resposta imune.
Exercícios para imunidade:
Fora do período de epidemias, é indicado opções como caminhada, natação, ciclismo e até mesmo musculação. Mas em tempos de distanciamento social, treinar em casa é a opção mais segura para si e para os outros.
Além disso, treinar em casa não requer equipamento. É possível utilizar o peso do próprio corpo, assim como é feito no treino funcional. E os resultados são eficazes, às vezes até mais do que usando aparelhos de academia.
Só não pode passar do ponto:
O exercício em excesso e consistente pode suprir a função imunológica e aumentar a probabilidade de contrair uma infecção.
Alessandra Vituriano
Fonoaudióloga
Fontes:
PINTO, VS; et al; Efeitos do exercício no sistema imune: Resposta, Adaptação e Imunização Celular. Rev Bras Med Esporte – Vol. 18, No 3 – Mai/Jun, 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/>. Acesso: 09/06/2020.
LIMA, D.F.; LEVY, R.B.; LUIZ, O.C. Recomendações para atividade física e saúde: consensos, controvérsias e ambiguidades. Rev Panam Salud Publica, v. 36, n. 3, p. 164– 170, 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/>. Acesso: 09/06/2020.
Exercícios ajudam a aumentar imunidade natural contra vírus; São Paulo, 2020. Disponível em: < https://www.minhavida.com.br/>. Acesso: 09/06/2020.
Exercícios físicos ajudam a controlar o estresse e a melhorar a imunidade; São Paulo, 2020. Disponível em: <https://cuidadospelavida.com.br/>. Acesso: 09/06/2020.
Atividade física: efeitos no sistema imunológico; São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.etepb.com.br/>. Acesso: 09/06/2020.
Quer saber mais?
Acesse nosso Blog!