Alimentação Saudável em tempos de Isolamento Social

Artigo sobre Alimentação Saudável em tempos de Isolamento Social. (Alimentação Saudável em Isolamento Social)

Dicas de alimentação saudável em tempos de isolamento social

Nesses dias em que é necessário permanecer em casa, no famoso isolamento social, podemos cair em tentação e acabar nos entregando a ansiedade, e com isso, ganhar aqueles quilinhos a mais… Porém, manter-se saudável é de fundamental importância para combatermos o coronavírus (COVID-19).

Pensando em manter uma alimentação saudável, listamos aqui 7 dicas para auxiliar você nesse assunto:

1 – Mastigar bem os alimentos (saudável):

O processo de digestão inicia-se ainda na boca, no momento de trituração dos alimentos. A mastigação permite que o alimento torne-se pastoso, facilitando o processo digestivo. Se você está ansioso(a), a ingestão dos alimentos perde um pouco do controle, fazendo com que você coma mais. Se você mastigar bem, estará controlando o processo de ansiedade e assim, promovendo a saciedade fisiológica (que é a verdadeira necessidade do seu organismo), por isso é muito importante não levar menos de 15-20 minutos para realizar as refeições.

2 – Fazer as refeições com calma:

Nosso organismo precisa de tempo para processar e digerir os alimentos, pois cerca de 50% das enzimas digestivas são secretadas pelos estímulos sensoriais (visão, olfato, tato e paladar), portanto, reserve um tempo de qualidade para apreciar suas refeições.

3 – Ingerir líquidos:

Manter-se bem hidratado(a) com a ingestão diária de líquidos necessária também é muito importante para nossa saúde, além de auxiliar no transporte dos nutrientes que precisamos.

4 – Consumir hortaliças e frutas:

Ingerir verduras, legumes, folhas e frutas é muito importante para a manutenção da saúde, pois são ricas fontes de fibras, minerais e vitaminas. Além disso, possuem fitoquímicos que são excelentes antioxidantes (protetores de nossas células corporais).

5 – Consumir alimentos integrais:

Alimentos integrais ajudam no controle da saciedade e do colesterol, possuem muitos nutrientes que se encontram na película dos grãos, são ótimos para manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue) dentro dos padrões de normalidade e também tem fibras que alimentam as bactérias benéficas ao intestino.

6 – Evitar alimentos refinados:

Os alimentos brancos, como pães, açúcar, arroz, farinha de trigo, etc., passam por um processo químico de branqueamento. Esse processo adiciona várias substâncias químicas, que trazem efeitos negativos ao nosso organismo. Os alimentos refinados, acabam não alimentando as bactérias benéficas dos nosso intestino, assim, pode favorecer o crescimento das bactérias maléficas e desequilibrar a nossa flora intestinal.

7 – Evitar alimentos industrializados:

Procure não consumir alimentos industrializados, processados e os embutidos, pois eles possuem diversas substâncias químicas que não são bem vistas por nosso organismo. Consumir esses alimentos excessivamente faz com que o fígado precise trabalhar muito para neutralizar os corantes, conservantes, entre outras substâncias, e depois eliminar, muitas vezes precisando do auxílio dos rins. Alguns desses produtos tem efeito cancerígeno, podem comprometer o nosso sistema imunológico e causar alergias, pois são produtos estranhos ao nosso organismo.

 

E lembre-se, a prática de atividade física regular também é vital para manter-se saudável, portanto, esmere-se em realizar. Mesmo dentro de casa existem muitos exercícios que podem ser realizados, basta um pouco de dedicação.

 

Nesse momento, manter o corpo e a mente saudáveis é de fundamental importância para enfrentarmos esse momento tão delicado. Portanto, controle a ansiedade e procure colocar essas dicas em prática. Espero poder ter ajudado. Saúde!

 

Kauana Tavares

Fisioterapeuta do Trabalho

 

Referências e leitura complementar:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar: como ter uma alimentação saudável. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br>. Acesso em 23 de abril de 2020. 1ed. 2ª reimpressão, Brasília – DF, 2013.

ANDRADE, J. C.; et al. Alimentação Saudável no Instagram: Rede de Hashtags. In: Anais do VIII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining:, Belém, 2019. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 35-46. Disponível em: <https://scholar.google.com>. Acesso em 23 de abril de 2020.

 

Quer saber mais sobre esse e outros temas?

Leia em nosso BLOG

SEFIT

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima