Independente de qual seja o segmento que a sua empresa está inserida, há um fator essencial para o bem-estar e o desempenho dos seus colaboradores: a ergonomia.
Quando o seu time se sente confortável e possui condições adequadas para realizar suas atividades diárias, todo mundo sai ganhando. De um lado está a sua organização, que passa a viver um aumento nos níveis de satisfação e produtividade; e do outro os seus funcionários, que ficam menos expostos a acidentes e riscos no ambiente de trabalho.
Sendo assim, é fundamental identificar quando é a hora de investir em uma consultoria ergonômica para evitar problemas de saúde ocupacional e manter o seu espaço corporativo eficiente.
Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto.
5 sinais que a sua empresa precisa investir em ergonomia
Destacamos os principais sinais que a sua empresa deve avaliar em relação à necessidade de aplicar a ergonomia no dia a dia de trabalho:
1 – Aumento de lesões musculoesqueléticas
Lesões musculoesqueléticas, como dores nas costas, lesões por esforço repetitivo (LER), tendinites e distúrbios relacionados à postura, resultam em condições inadequadas no local de trabalho.
Uma consultoria ergonômica pode identificar os fatores de risco ergonômico que contribuem para esses problemas. Isso inclui avaliar as posturas de trabalho dos funcionários, os movimentos repetitivos envolvidos em suas tarefas e a ergonomia dos equipamentos e mobiliário utilizados.
Por exemplo: cadeiras inadequadas, mesas mal ajustadas, falta de apoio lombar e uso incorreto de dispositivos tecnológicos podem ser os grandes vilões dessa história.
2 – Baixa produtividade e desempenho
Quando os colaboradores não estão trabalhando em condições adequadas, podem enfrentar dificuldades físicas e mentais que prejudicam a produtividade.
Uma consultoria ergonômica investiga e identifica os fatores que estão contribuindo para esse cenário. Para isso, é preciso avaliar o layout do escritório, o design das estações de trabalho, os equipamentos utilizados e os padrões da rotina dos funcionários. Por exemplo, uma disposição inadequada dos móveis exige que os funcionários façam movimentos repetitivos desconfortáveis, levando à fadiga e à diminuição da eficiência.
Por meio desse serviço, a sua equipe tende a se concentrar melhor, cometer menos erros e manter um nível mais consistente de energia ao longo do dia, impulsionando os resultados individuais e promovendo uma cultura organizacional positiva e centrada no cuidado com as pessoas.
3 – Aumento de faltas por doenças relacionadas ao trabalho
O absenteísmo anda alto na sua empresa? Doenças ocupacionais, como lesões musculoesqueléticas, estresse relacionado ao trabalho, síndrome de burnout e dificuldades respiratórias devido à qualidade do ar, podem contribuir para isso.
A consultoria ergonômica permite identificar os riscos ergonômicos que estão contribuindo para essas doenças e avaliar todas as condições, como os processos operacionais, os fatores psicossociais e a carga física e mental das tarefas realizadas pelos colaboradores.
4 – Feedbacks negativos dos funcionários
Comentários negativos geralmente indicam que os colaboradores estão enfrentando dificuldades ou insatisfações relacionadas às condições do ambiente.
É preciso compreender as preocupações levantadas pelos trabalhadores e identificar os problemas subjacentes que estão afetando sua experiência profissional.
São exemplos questões relacionadas à ergonomia das estações de trabalho, desconforto físico devido a mobiliário inadequado e à iluminação inadequada, falta de apoio para a coluna ou questões de layout que dificultam a colaboração e a comunicação entre os membros da equipe.
5 – Altos custos com indenizações e licenças médicas
Custos elevados com indenizações e licenças médicas não apenas impactam negativamente o setor financeiro do negócio, como refletem transtornos sérios relacionados à saúde e segurança na empresa.
Uma consultoria ergonômica ajuda a identificar as causas desses custos elevados, que geralmente estão relacionadas a condições de trabalho inadequadas e fatores ergonômicos de risco.
Isso envolve analisar incidentes anteriores, investigar as circunstâncias que levaram a lesões ou doenças ocupacionais e avaliar as condições ergonômicas atuais nas quais os funcionários desempenham seus papéis.
Conte com a SEFIT para ajudar nesse processo
Agora que você sabe da importância da consultoria ergonômica para a integridade física e mental da sua equipe, é hora de entrar em contato conosco e fazer da sua empresa um ambiente seguro e saudável para todos.
Assim, a produtividade, os resultados e a satisfação do seu time estarão sempre no nível mais alto. Clique aqui e solicite já o seu orçamento.