A importância da Ginástica Laboral em Home Office

O Trabalho Home office é uma atividade que vêm sendo muito utilizada nas empresas nos dias atuais e a tendência é crescer ainda mais no ramo empresarial. Pensando nisso não podemos esquecer a saúde de nossos trabalhadores.

As pausas durante o expediente de trabalho são de extrema importância para a saúde dos trabalhadores para evitarmos as doenças ocupacionais, um dos Métodos de pausa utilizado nas empresas e também pode ser utilizado no Trabalho Home Office é a Ginástica Laboral.
A Ginástica Laboral pode ser no início das atividades, no meio do expediente ou ao final do expediente. No caso do Trabalho Home office pode ser realizada a Ginástica laboral no próprio ambiente de trabalho sem uso de algum material específico. Sendo recomendado exercícios Básicos de alongamentos para Membros Superiores e Membros Inferiores.

Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral não é uma Atividade Física recente. Há relato desse tipo de atividade desde de 1925, na Polônia, onde é chamada de Ginástica de pausa e destinada a operários.
Consiste em exercícios realizados no local de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutico nos casos de LER, sem levar o trabalhador ao cansaço, por ser de curta duração e enfatizar o alongamento e a compensação das estruturas musculares. Levando assim o trabalhador a um melhor desempenho e produtividade.
Lima (2003) define GL como “um conjunto de práticas físicas elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante a jornada de trabalho, que visam promover a saúde e o desempenho profissional, bem como compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativas as que não são requisitadas.
Zilli (2002) enfatiza o tempo de realização e tipo de exercícios realizados além dos objetivos da aplicação, quando define GL: “trata-se de um conjunto de exercícios de relaxamento, alongamento e resistência muscular, com duração média de 10 a 12 minutos, com o objetivo de interromper a cadeia de tensões e fadiga e tornar o corpo mais flexível, saudável e preparado para os movimentos.
Apesar da diversidade de definições de GL, é consenso que estas atividades físicas devem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho buscando benefícios à saúde do trabalhador como a melhora na qualidade de vida, redução do absenteísmo e prevenção de doenças ocupacionais.

Tipos de Ginástica Laboral

Ginástica preparatória (ou de aquecimento): é aplicada antes do início da jornada de trabalho. Dura de 10 a 15 minutos e tem como objetivos preparar o trabalhador para suas atividades. São utilizados exercícios de aquecimento enfatizando os músculos e articulações que serão solicitados nas tarefas, preparando estas estruturas para o início do trabalho, despertando o trabalhador para que aumente sua disposição.
Ginástica Compensatória (ou de pausa): é aplicada durante a jornada de trabalho. Tem duração de 5 a 8 minutos e busca interromper a monotonia e compensar os esforços realizados em regiões específicas do organismo. Utilizase de alongamentos e exercícios ativos para reduzir a sobrecarga de atividades repetitivas e de posturas mantidas durante a jornada de trabalho.
Ginástica de Relaxamento: é aplicada no final da jornada de trabalho. Dura aproximadamente 10 minutos e utiliza-se de exercícios de alongamento e relaxamento para promover a oxigenação das estruturas musculares envolvidas nas atividades laborais além de relaxamento mental dos trabalhadores.

Fisioterapeuta:

Dr. (a) Graciane Lilian Calheiros Antonio

Referencias Bibliográfica e Leitura Complementares:

Eliane Polito, Eliane Cristina Bergamaschi GINÁSTICA LABORAL TEORIA E PRÁTICA 4 edição, pág. 25,26.
Apostila de Pós-Graduação em Fisioterapia do Trabalho – (UNIARA) Centro Universidade de Araraquara – SP, pág.; 9 e10, Ano: 2018

Leia mais

SEFIT

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima