A Importância do Relaxamento para o Bem-Estar Físico e Psicológico

Com todos os contratempos pelos quais estamos passando neste momento, não podemos esquecer de manter nossa saúde mental e nosso corpo em equilíbrio constante. (A Importância do Relaxamento para o Bem-Estar Físico e Psicológico)

Algumas pesquisas indicam que, a origem de distintas doenças comuns entre a sociedade, tem relação direta com estresse e o desenvolvimento de distúrbios, como hipertensão arterial, cardiopatias, úlceras gástricas e cefaleias. Já em relação à saúde mental, o estresse está relacionado diretamente com a frequência de problemas emocionais comportamentais. Para melhorar a relação com o ambiente qual está inserido, o indivíduo tem a necessidade de combater diferentes efeitos nocivos que possam contribuir para o estresse crônico, realizando algo que lhe dê prazer, como por exemplo, realização de atividades físicas.

Atividades Físicas

A realização de atividades que geram bem estar é proporcionada por um quarteto hormonal de extrema importância. São estes: a dopamina, que é um neurotransmissor principal na regulação dos processos motivacionais (ele nos impulsiona a alcançar os objetivos), serotonina, é um neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar (a ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor à depressão), endorfina, que é liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, como dor e estresse, com o objetivo de amenizá-los, e por fim, ocitocina, é conhecida por ser responsável por promover sensação de confiança, auxiliando na criação de laços nos relacionamentos de modo geral.

Para liberação dos mesmos devemos encontrar atividades que gerem bem estar psicofisiológicos para manter nosso organismo saudável. Temos algumas opções que podem ser realizadas em diferentes ambientes, como: Pilates, Yoga, dança e temos também a Ginástica Laboral de relaxamento, tendo como objetivo, promover o alívio do stress, reduzir as tensões e relaxar a musculatura. Para isto, temos algumas dicas para uma melhor execução. Na realização da mesma, é necessária uma música que traga paz e tranquilidade. O próximo passo será a respiração, concentre-se, feche seus olhos, inspire lentamente pelo nariz, sinta o movimento do abdômen, expire lentamente com a boca entre aberta e bem devagar, neste momento vai sentir o relaxamento das musculaturas envolvidas neste processo, concentre-se neste movimento e repita-os por algumas vezes. Após, passe para a parte de movimentos de alongamento de forma lenta, que iniciam-se desde a cervical, membros superiores, coluna lombar, membros inferiores, realize uma auto massagem com as pontas dos dedos, faça uma leve pressão de amassamento por toda a extensão do seus membros. Respire fundo novamente, espreguice para finalizar este processo.

“Mantenha três coisas em equilíbrio: A mente, o corpo e o coração.”

Referências Bibliográficas

Bases Neurologia e Psicológicas do Relaxamento e sua relação com o estresse

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.5n1p54-70

https://www.youtube.com/watch?v=nWla5dwv3U4

https://cetcc.com.br/artigos/tecnicas-de-respiracao-para-reducao-do-estresse-em-terapia-cognitivo-comportamental/

https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2019/09/16/interna_bem_viver,1085551/veja-como-a-pratica-de-atividade-fisica-pode-auxiliar-no-tratamento-de.shtml

Marcela Mariucha Leandro Kuduavski

Fisioterapeuta

Quer saber mais?

Acesse nosso Blog!

SEFIT – Gestão Laboral Integrada

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima