Benefícios da Fonoaudiologia na Estética Facial

Nossa expressão facial depende muito de como estamos utilizando a musculatura na realização dos movimentos no dia-a-dia e a fonoaudiologia estética tem por objetivo tratar as alterações musculares sem a aplicação de cremes ou Botox. É uma especialização que exercita, alonga e relaxa a musculatura do rosto prevenindo as indesejáveis rugas de expressão.

Esta especialidade visa o equilíbrio e a harmonia da musculatura facial e cervical e essa harmonia traz benefícios como à melhora da simetria facial, a diminuição das rugas, a flacidez muscular e re-estabelece as funções orofaciais que são: mastigação, deglutição e articulação.

É importante lembrar que alguns hábitos orofaciais podem contribuir na causa de distúrbios estéticos faciais, como por exemplo: roer unhas, bruxismo, respiração oral, sucção de dedos entre outros; e para estes tipos de causas os exercícios miofuncionais faciais são essenciais para o relaxamento das musculaturas orofaciais.

Considerando que o trabalho do fonoaudiólogo com a face tem como principal finalidade o fortalecimento e balanceamento dos músculos da mesma, permite a adequação da face propiciando o funcionamento correto que os músculos da face necessitam, propiciam benefícios como:

Fortalecer e sustentar a face;
Harmonizar o estético e o funcional;
Aumentar a oxigenação e vascularização da pele;
Minimizar ou eliminar as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas;
Eliminar e/ou atenuar as rugas e marcas de expressão,
Equilibrar as forças musculares da face e pescoço;
Proporcionar a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais;
Adequar à postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala.

Vale ressaltar que esse tipo de tratamento é contraindicado em determinadas situações em que o paciente apresenta excesso de acnes na pele:

Realiza ou já realizou tratamento à base de isotretinoína via oral.
Caso de cirurgia facial recomenda-se 6 meses de repouso e autorização médica.
Pacientes que fizeram bioplastia.
Pacientes sob efeito da toxina botulínica, conhecida como (Botox).

Conheça os exercícios, sabendo que cada um precisa ter acompanhamento profissional:

Sucção: Os exercícios que trabalham a sucção são, inicialmente, funcionais. Contudo, posteriormente, exibem resultados estéticos. Podem ser adaptados ao canudo, a alimentos e à seringa. A sucção é um instinto primitivo, próprio dos mamíferos e, de forma fluida e natural, é feita pelos recém-nascidos. Durante sua execução, observam-se variações de isometria e isotônia que favorecem o fortalecimento da musculatura do pescoço, aumento de tônus e volume labial, fortalecimento de bochechas, com a possibilidade de aumentar ou mesmo diminuir volume, de acordo com o objetivo e a adequação do exercício, contração e melhor definição da região do zigomático (maçãs do rosto), quando esse movimento é associado a um sorriso com elevação das bochechas.

Sorriso forçado (com pressão da língua no lábio inferior): É um exercício que trabalha a elevação das bochechas e propicia melhor definição da região do zigomático (maçãs do rosto), fortalecimento da região dos lábios e melhora da força da ponta da língua.

Mastigação: O lado preferencial para mastigar influencia na contração da musculatura periorbicular, provocando assimetria de bochechas, com a acentuação do sulco nasolabial. No consultório, são trabalhados exercícios para adequar a função mastigatória, que são essenciais no trabalho funcional e estético porque fortalecem a musculatura mastigatória, suavizam sulcos labiais, fortalecem bochechas, corrigem assimetrias de bochechas e lábios e equilibram volumes de bochechas.

Boca de Ó: Um dos exercícios mais conhecidos, a boca de Ó apresenta uma complexidade de estruturas musculares que podem ser modificadas e ajustadas conforme cada caso.

Fontes:

ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NA ESTÉTICA FACIAL: RELATO DE CASO CLÍNICO. Carla Cristina Gonçalves dos Santos (1), Maria Julia Pereira Coelho Ferraz (2) Rev. CEFAC. 2011 Jul-Ago; 13(4):763-768. Disponível em:  <http://taurus.unicamp.br/>. Acesso: 29/06/2020.

Menos rugas, mais simetria: a fonoaudiologia estética pode te ajudar! Nova Nork, 2012. Disponível em: <https://www.purepeople.com.br/>. Acesso: 29/06/2020.

FONOAUDIOLOGIA ESTÉTICA, São Paulo 2017. Disponível em: <https://www.cantinhodageriatria.com.br/>. Acesso: 29/06/2020.

benefícios da fonoaudiologia estética, belo horizonte 2017. Disponível em:

<https://www.nutricio.com.br/>. Acesso: 29/06/2020.

Os benefícios da fonoaudiologia estética, Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: < https://www.equilibrium.med.br/>. Acesso: 29/06/2020.

Quer ler mais Artigos como este?

Acesse nosso Blog!

SEFIT – Gestão Laboral Integrada

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima