Benefícios da Maçã

A maçã, além de ser uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo, é fonte de importantes nutrientes que proporcionam o bem-estar do organismo. É cientificamente comprovado que o consumo de uma maçã uma vez por dia prolonga consideravelmente a nossa qualidade de vida. Entenda como essa fruta atua em prol da saúde e veja as vantagens de comê-la todo dia!

Qual é a melhor forma de consumo e como escolher?

Recomenda-se o consumo de uma porção diária da fruta in natura e com casca para melhor aproveitamento dos nutrientes. Quando a maçã é consumida na forma de suco, por exemplo, perde-se bastante o teor de fibras da fruta e seus benefícios ficam reduzidos. E importante que ela seja bem higienizada antes do consumo. A maçã também pode fazer parte de diversas receitas doces e salgadas. Escolha a fruta que tenha a casca de cor acentuada, com polpa firme, que seja pesada e sem furos ou rachaduras.

Consumo em excesso e contraindicações?

As sementes da fruta devem ser descartadas, pois contêm cianeto e podem causar mal-estar e, em casos mais raros, até a morte por envenenamento. Grávidas e lactantes também devem evitar o excesso da fruta, por não ter informações científicas que comprovem a sua segurança. Uma maçã por dia é suficiente para desfrutar de todos os benefícios do alimento.

Conheça alguns benefícios quando consumimos uma maça por dia:

  1. Reduz os riscos de diabetes:

As fibras solúveis encontradas na fruta ajudam a equilibrar e retardar a absorção de glicose no organismo, diminuindo o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2. Já diabéticos, de acordo com a nutricionista, podem consumir sem restrição, já que o açúcar presente na maçã é a frutose, absorvido de forma mais lenta pelo organismo.

  1. Previne o envelhecimento precoce:

Por ser rica em propriedades antioxidantes, tanto na polpa como na casca, o consumo diário da maçã ajuda a combater os radicais livres, proporcionando uma pele bonita e saudável, além de proteger o nosso organismo de diversas doenças.

  1. Ajuda a saúde bucal:

Morder e mastigar a fruta, estimula as gengivas e aumenta a produção de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando as cáries. Isso não quer dizer que ela limpe os dentes de forma adequada, a boa escovação sempre é necessária.

  1. Favorece o emagrecimento:

As fibras presentes principalmente na casca da maçã, ajudam a proporcionar saciedade, diminuindo a fome e favorecendo a perda de calorias. Além disso, as fibras alimentares contribuem para o desenvolvimento da massa magra, quando aliamos a prática de atividade física.

  1. Cérebro saudável:

O consumo regular da maçã melhora a nossa capacidade cerebral, reduzindo os riscos de desenvolver Alzheimer, AVC (acidente vascular cerebral) e até de ter um derrame. Além de atual em prol da memória e melhorar o funcionamento do sistema nervoso central, isso se dá pela presença do ácido fólico e das vitaminas C do complexo B (especialmente a B1 e a B2). Também é bom frisar que a fruta possui fósforo, que auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso contribuindo, portanto, para a manutenção de um cérebro saudável.

  1. Previne complicações respiratórias:

Os poderosos agentes antioxidantes encontrados na maçã, atuam diariamente protegendo os pulmões e melhorando a nossa capacidade respiratória. A fruta também pode diminuir as crises de asma e outras doenças crônicas.

  1. Protege a garganta e a voz:

Ficar rouco ou ter dores de garganta é mais comum do que a gente pensa e não só para quem trabalha arduamente com a voz. A fruta possui ação adstringente, que ajuda na limpeza da garganta e da faringe, beneficiando e facilitando a projeção da voz.

FONTES:

Benefícios da maça para saúde. São Paulo, 2007. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/>. Acesso: 05/08/2020.

13 motivos para comer maça todos os dias. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em:< https://www.uol.com.br/vivabem>. Acesso: 05/08/2020.

Conheça benefícios da maça. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel>. Acesso: 05/08/2020.

Alessandra Vituriano

Fonoaudióloga

Quer ler mais artigos como esse? Clique Aqui!

SEFIT – Gestão Laboral Integrada

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima