Como a alimentação pode afetar sua Voz

A voz é uma das principais maneiras de nos comunicarmos com outras pessoas, por isso é necessário fazer o uso correto para evitar complicações como nódulos ou rouquidão. Alguns alimentos influenciam na voz, por isso devemos ter o devido cuidado no dia a dia principalmente com a maneira como nos alimentamos.

Gritos, pigarros, falar mais alto que o som do ambiente, são hábitos e manias que devem ser evitados. Existem alguns alimentos que podem prejudicar as cordas vocais, como por exemplo, o chocolate e gorduras contidas no leite entre outros derivados, não são indicados pra quem tem a necessidade de usar a voz profissionalmente, como professores e palestrantes. Eles aumentam a secreção e a produção do pigarro.

Expor o aparelho fonador a choques térmicos também prejudica a qualidade vocal. E isso não quer dizer apenas a temperatura do ambiente. Ingerir bebidas ou alimentos muito gelados, ou muito quentes, também atrapalha o bom funcionamento voz, assim como alimentos muito condimentados ou gordurosos, que causam refluxos e azias. Essa “queimação” pode chegar até as pregas vocais, provocando irritações e desconforto.

Quando ingerimos alimentos em grandes quantidades, ou muito pesados, dificultamos a movimentação do diafragma e atrasamos a digestão. A cafeína também influencia, pois aumenta a acidez do estomago possibilitando refluxo, para quem já é propenso a este tipo de doença.

Por outro lado há diversos alimentos que ajudam a manter a voz saudável e bem cuidada, como a água. Ela é responsável por manter o local úmido e as pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração.  Dê preferência para água sem gás e em temperatura ambiente. Frutas cítricas como laranja e limão ajudam a manter a saliva mais fina e limpam a laringe. A maçã é outra fruta fundamental para quem quer manter a voz tinindo, pois tem propriedade adstringente, ajudando na limpeza do trato vocal.

Por último, a ingestão de alimentos fibrosos, como as verduras, faz toda a diferença, já que precisam ser bem mastigadas para facilitar a digestão. Quando mastigamos, exercitamos a musculatura local, responsável pela articulação das palavras.

Todo profissional que usa muito a voz precisa aprender a usá-la e cuidar de forma correta. Se a pessoa ignora os cuidados e/ou sintomas, pode ter lesões nas pregas (cordas) vocais, correndo o risco de ficar um longo período sem voz ou até prejudicá-la permanentemente.

Fontes:

Fique longe de alimentos e hábitos que prejudicam a voz. São Paulo, 2015. Disponível em: <https://www.gazetaonline.com.br/bem_estar_e_saude/2015>. Acesso: 30/06/2020.

Melhores e piores alimentos para sua voz. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://cursosdecanto.com.br/>. Acesso: 30/06/2020.

Alimentos que ajudam e que prejudicam a voz. Minas Gerais, 2018. Disponível em: < https://casule.com/>. Acesso: 30/06/2020.

Fontes, V.S; et al. Alimentação como fator relevante à saúde vocal: alimentos que proporcionam efeitos benéficos e maléficos para a produção da voz. HU Revista, Juiz de Fora, v. 42, n.1, p. 19-25, jan./jun. 2016. Disponível em: < https://www.ufjf.br/hurevista/>. Acesso: 30/06/2020.

Alessandra Vituriano

Fonoaudióloga

Quer ler mais artigos? Acesse nosso Blog!

SEFIT – Gestão Laboral Integrada

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima