Dicas de como exercitar seu cérebro

Praticar atividades físicas é essencial para a saúde e disso todo mundo sabe. Mas quantas vezes você lembra de se dedicar ao cérebro? Vale lembrar que ele não é um músculo trata-se de um órgão, na verdade. Este órgão também pode ser exercitado para melhorar seu desempenho e o melhor: você pode fazer isso em casa, no seu dia-a-dia.

Quando acostumamos a fazer as mesmas atividades com frequência, é comum ligarmos o modo piloto automático, pois já temos domínio sobre as nossas ações. Assim, o nosso cérebro não entra na zona de conforto e não dar margem para algumas reações, como falhas de memória, raciocínio lento, problemas de concentração, entre outros.

Pratique meditação

A meditação melhora sua vida sob todos os aspectos. E você não deveria olhá-la com ressalvas, meditação não está necessariamente vinculada a uma religião. Você pode meditar, qualquer que seja sua orientação religiosa.

Pratique jogos para o cérebro

Palavras cruzadas e Sudoku são os mais comuns quando se busca exercícios para estimular o cérebro. Mas a lista de jogos para o cérebro ganhou várias opções com os aplicativos de celular.

Faça exercícios para a memória

Existem exercícios para a memória muito interessantes, como ler um livro e contá-lo para alguém, escrever um resumo, ou tentar recordar cada item que comprou no supermercado (faça uma lista e depois compare com o cupom fiscal). Você pode ainda revisitar mentalmente os lugares por onde passou durante o dia, inclusive aqueles por onde rotineiramente passa e tentar descrevê-los nos mínimos detalhes.

Converse com as pessoas

Em tempos de smartphones e pessoas antissociais, conversar ainda pode ser uma ótima maneira de treinar o seu cérebro. O desafio, no entanto, é falar sobre temas desafiadores como política e religião; novela, fofoca e futebol dificilmente vão estimular o seu raciocínio.

Aprenda a tocar um instrumento musical

Aprender um novo instrumento musical é como aprender mais uma língua. Se você ainda não toca ou iniciou nenhum instrumento, o grau de aprendizado e as conexões em seu cérebro ao adentrar no universo musical serão maiores.

Aprenda uma nova língua

Além de retardar o envelhecimento da mente, aprender uma nova língua é um exercício para o cérebro que traz diversos benefícios. Aprender uma nova língua pode ser bastante desafiador no começo, mas persistência e disciplina o farão progredir rapidamente.

Experimente algo novo

Algo mais radical como viajar para lugares totalmente desconhecidos, até mesmo cuja língua você não fala ou mesmo pequenas mudanças corriqueiras em sua rotina são capazes de estimular seu cérebro de uma maneira diferente e proveitosa.

Fontes

Exercícios para mente: 6 dicas para ficar esperto. São Paulo, 2018. Disponível em: < https://super.abril.com.br/>. Acesso: 07/07/2020.

Exercícios para fortalecer a memória. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: < https://guiadoestudante.abril.com.br/>. Acesso: 03/07/2020.

Exercícios incríveis para exercitar seu cérebro. São Paulo, 2010. Disponível em: < https://incrivel.club/admiracao-curiosidades>. Acesso: 03/07/2020.

Exercícios para fortalecer seu cérebro. Fortaleza, 2016. Disponível em: < https://blog.hotmart.com/>. Acesso: 03/07/2020.

Exercícios para ajudar a turbinar seu cérebro. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia>. Acesso: 03/07/2020.

Alessandra Vituriano

Fonoaudióloga

Quer ler mais artigos como esse? Acesse nosso Blog!

SEFIT – Gestão Laboral Integrada

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima