A audição é um dos cinco sentidos responsável pela nossa interação com o meio ambiente. Além de proporcionar o prazer de escutar uma música, de ouvir os sons da natureza ou as palavras ditas em um diálogo, esse sentido também é fundamental para a segurança e a orientação no espaço. A verdade é que ouvidos são partes do nosso corpo que muitas vezes são negligenciadas. Uma das razões é que as pessoas parecem esquecer que, por ser responsável pela audição, seu funcionamento tem um impacto muito grande em todas as nossas atividades, inclusive na manutenção da qualidade de vida.
É claro que, em alguns casos, existe predisposição genética ou problemas decorrentes da gestação que podem afetar a saúde auditiva. No entanto, a exposição prolongada a ruídos muito altos e outros hábitos inadequados também estão entre os principais fatores que contribuem para a perda da audição. Por isso, devemos estar atentos à saúde dos ouvidos para não prejudicar a nossa capacidade de escutar o mundo ao nosso redor, e isso não deve começar apenas a partir da terceira idade. Para aumentar as chances de ter uma boa audição ao longa da nossa vida é preciso, desde já, adotar cuidados que levem a uma boa audição.
Como Cuidar da Saúde Auditiva
Os hábitos que envolvem a saúde auditiva são mais simples do que você imagina. No entanto, eles devem ser diários. Listamos os 8 principais para você começar a colocar em prática desde já.
- Use protetor auricular em ambientes ruidoso: Ambientes ruidoso são uns dos principais motivos para perdas auditivas. Estima-se que 15% das perdas auditivas tem como causa o stress sonoro causado pelo excesso de ruídos sonoros. Por esse motivo se você trabalha em ambientes barulhentos use protetor auricular.
- Monitore volume dos sons: Para isso busque não escutar músicas e televisão muito altas, em caso de não saber como graduar o volume dos aparelhos, tente não ultrapassar a metade do seu volume mais alto.
- Faça limpeza correta dos ouvidos: Algumas infecções podem danificar estruturas essenciais para a audição e, portanto, devem ser evitadas. Uma boa maneira de prevenção é a manutenção dos ouvidos, sempre livre de objetos contaminados e sujeiras. Em primeiro lugar, o uso do cotonete deve ser abolido. As hastes tão famosas e difundidas podem perfurar os canais auditivos e o tímpano. Ao contrário do que muitos pensam, a cera de ouvido não é sujeira, ela serve para lubrificar, proteger e manter os ouvidos sempre limpos e livre de microrganismos.
- Evitar usar fones de ouvidos: Limite o tempo de uso dos fones de ouvido, já que o período submetido a sons muito altos também pode provocar problemas. Quanto maior o volume que você escuta, menor deve ser o tempo de exposição.
- Descanse os ouvidos: Quando ficamos expostos por muito tempo em ambientes ruidoso (bares, casas noturnas, shows…) é importante descansar os ouvidos. Sempre que possível deixe o local e vá para o lado de fora uns 5 minutos para dar um descanso aos seus ouvidos.
- Evite ficar muito tempo no telefone: Sim, saiba que conversas longas ao celular também podem ser prejudiciais aos seus ouvidos. E não somente pelo volume e intensidade do som.
- Realiza tratamentos adequadamente: Tratamentospara infecções, como otites e gripes, devem ser realizados corretamente, ou seja, até o final. Quando mal curadas, além de diversas outras complicações, podem levar a uma deficiência auditiva. No entanto, é importante que todos os medicamentos sejam administrados conforme a orientação médica.
- Faça exames regularmente: Peça a seu médico a para inserir exames de audição no seu próximo checkup.
Fontes:
COUTO, Crhistiane; ANASTACIO, Adriana; FRIZZO, Ana Cláudia; et al. Tratado de Audiologia – 2º ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. Acesso: 08/06/2020.
Cuidados com audição que todos deveriam ter; Pernambuco, 2018; Disponível em: <https://menthel.com.br/> ; Acesso: 08/06/2020.
Cuidados com audição; São Paulo, 2017; Disponível em: < https://blog.audiumbrasil.com.br/>; Acesso: 08/06/2020.
Saiba como preservar sua audição; Rio de Janeiro, 2017; Disponível: <https://www.selecoes.com.br/>; Acesso: 08/06/2020.
Alessandra Vituriano
Fonoaudióloga
Clique aqui para ler mais artigos como esse!
Clique aqui para contratar Ginástica Laboral para seus trabalhadores!