A diversidade racial nas empresas brasileiras é um tema de extrema importância em nossa sociedade. Você sabia que em 2021, segundo o Instituto Ethos apenas 39,2% das empresas brasileiras tinham políticas de promoção da igualdade racial? Além disso, segundo o artigo de Sônia Lesse “Pretos no topo” de 2022, mesmo com 56% da população se declarando preta ou parda, apenas 4% estariam em cargos de liderança. Num contexto em que persistem desigualdades históricas, a atenção à saúde mental se torna ainda mais crucial.
Em muitos países, as taxas de suicídio são mais altas entre grupos étnicos minoritários em comparação a outras etnias. Isso pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo a discriminação, falta de acesso ao tratamento em torno da saúde mental desses indivíduos. Estudos mostram que a diversidade racial nas empresas pode contribuir para desigualdades socioeconômicas e afetar a saúde mental dos trabalhadores pertencentes a minorias raciais devido a situação de discriminação e preconceito.
A saúde mental no ambiente de trabalho é influenciada por vários fatores, incluindo estresse, carga de trabalho, ambiente organizacional e apoio social. Colaboradores que enfrentam discriminação racial ou falta de inclusão podem estar mais suscetíveis a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
À medida que as empresas buscam criar ambientes de trabalho mais inclusivos, surge uma preocupação crescente com o impacto dessa diversidade na saúde mental desses colaboradores.
Quando essas empresas valorizam e respeitam a diversidade étnica de seus colaboradores, cria-se um ambiente mais inclusivo e acolhedor, o que contribui para a melhoria da saúde mental de todos. Ao considerar experiencias e vivencias únicas enfrentadas por cada indivíduo, as empresas podem desenvolver ações que promovam o bem-estar psicológico de seus colaboradores, algumas delas são:
- Educação e Conscientização: Sensibilizar os colaboradores realizando treinamentos, abordando questões raciais e preconceitos inconscientes.
- Políticas de Diversidade: Implementar Políticas que combatam o racismo e promovam igualdade.
- Recrutamento e Seleção Justa: Que as oportunidades sejam acessíveis aos candidatos de todas as origens étnicas
- Canais de Denúncia/Ouvidoria: Implementar meios seguros e anônimos de denúncia, para que os colaboradores possam relatar seus casos.
- Política de Tolerância Zero: Praticar política de tolerância zero, deixando claro que qualquer forma de discriminação racial não é tolerada.
Essas políticas e programas promovem o bem-estar psicológico, resultando em equipes mais saudáveis, produtivas e resilientes.
A Sefit acredita que a diversidade fortalece e nos capacita a alcançar grandes conquistas juntos, moldando um futuro mais igualitário e brilhante, proporcionando saúde e bem estar para todos!
André Oliveira – Auxiliar Administrativo SEFIT