Antes de falarmos sobre os danos que o uso em excesso dos fones de ouvido causam, vamos entender como funciona a o nosso ouvido. O ouvido e composto por estruturas denominadas: ouvido externo, ouvido médio e externo, para que esse som seja interpretado ele após atingir a orelha, é encaminhado para dentro do canal auditivo, local onde está localizado o tímpano (membrana timpânica), provocando uma vibração, que, por sua vez, repassa-a para três ossículos (martelo, bigorna e estribo), que a amplificam em até 22 vezes. Isso permite que o ouvido tenha capacidade de perceber esses sons de intensidades muito baixas. As ondas sonoras alcançam o ouvido interno (cóclea) e estimulam células nervosas que enviam, os sinais ao cérebro para que ocorra a percepção do som. Por esse motivo quanto mais alto o nível e intensidade de ruído/sons mas danos causam aos ouvidos.
Mas como fones de ouvido danificam a sua audição?
A utilização de fones de ouvido, bem como, os ambientes ruidosos frequentados, já são considerados um problema de saúde pública uma vez que põem em risco a saúde auditiva.
Muitos estudos implicam que a utilização de fones de ouvido pode causar a perda auditiva. Na verdade, ela não é causada por utilizá-los, necessariamente. Como muitas outras coisas, fones de ouvidos podem causar danos a sua saúde auditiva, caso sejam utilizados incorretamente. O uso com frequência e com alto volume, pode acabar causando danos irreparáveis na audição. Essa é uma grande preocupação principalmente para os mais jovens que costumam escutar música com o volume muito alto e com muita frequência.
Por esse motivo segue abaixo algumas dicas para evitar esses problemas e preservar sua audição:
- Certificar-se de manter um volume razoável pode proteger muito os seus ouvidos;
- Limitar o uso desses dispositivos também ajuda.
- Uma boa opção é utilizar fones de ouvido com abafador de ruído. Reduzindo o ruído externo, você pode tocar música em um nível seguro e ainda ouvir de forma alta e clara.
- Escutar música num volume tolerável e confortável para os ouvidos. Os exageros com tudo na vida são o problema!
- Dar um intervalo de uma hora à uma hora e meia antes de voltar a usar os fones de ouvido.
Fontes:
Gonçalves, CL; et al. Achados Audiologicos em Jovens usuários de fones de ouvido. Ver CEFAC, (16): 1097-1108, 2014. Disponível em http://scielo.br. Acesso: 05/06/2020.
Como funciona o tímpano no sistema auditivo.São Paulo, 2014. Disponível em: <https://www.direitodeouvir.com.br/>. Acesso: 05/06/2020.
Atenção para o uso de fone de ouvido. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/>. Acesso: 05/06/2020.
Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido. Brasilia, 2017. Disponível: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/>. Acesso: 05/06/2020.
Uso incorreto de fone de ouvido pode levar à perda total de audição. São Paulo, 2017. Disponível: <https://saude.ig.com.br/>. Acesso: 05/06/2020.
Quer ler mais artigos como esse?
Acesse nosso Blog!
SEFIT – Gestão Laboral Integrada