Como combater Rouquidão

O que é Rouquidão?

Rouquidão é a mudança no tom ou na qualidade da voz, em geral para um tom mais áspero. Ela pode vir acompanhada de cansaço ou mesmo dor ao falar. A rouquidão pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (de longa duração).

A rouquidão representa um mau funcionamento da laringe, que é o órgão responsável pela passagem do ar para a traqueia e pulmões e pela emissão da voz. A laringe contém as cordas vocais, duas faixas de músculos e membranas que, ao vibrar, emitem o som. Na maioria dos casos, a rouquidão acontece após infecções respiratórias ou pelo uso indevido da voz, que geram uma inflamação das cordas vocais. Porém o problema pode se localizar em estrutura próxima, como vinda do esôfago no caso do refluxo de ácidos do estômago.

O que causa rouquidão?

Felizmente, na maioria dos casos, a rouquidão pode ser atribuída a ligeiras afecções do trato respiratório ou a irritação provocada por um uso indevido ou excessivo da voz, que tendem a desaparecer ao cabo de alguns dias. Veja abaixo o que pode causar rouquidão:

Cansaço – Falar ou cantar muito alto ou por muito tempo pode resultar numa laringite, situação em que as cordas vocais ficam inflamadas ou irritadas e incham, provocando a rouquidão.

Doença – Uma vulgar gripe ou outras doenças do trato respiratório podem provocar uma laringite.

Pólipos – O excesso do uso das cordas vocais pode provocar pólipos. Os pólipos – pequenas excrescências na membrana da mucosa – podem interferir com o movimento normal das cordas vocais, provocando rouquidão.

Tabaco – Fumar pode provocar uma inflamação crônica das cordas vocais. Pode igualmente levar à formação de nódulos cancerígenos. Um fumador com rouquidão permanente deverá sempre consultar o médico.

Acidez (refluxo esofágico) – Regurgitações frequentes dos sucos estomacais para o esófago ou para a garganta podem provocar úlceras de contato nas cordas vocais.

Idade – À medida que se envelhece, as cordas vocais podem perder a tensão. Com menor tensão, as cordas deixam de funcionar como o faziam anteriormente.

Paralisia vocal – Ferimentos ou pressões sobre os nervos dos músculos que fazem mover as cordas vocais, podendo levar a uma paralisia vocal.

Como tratar (ou evitar) a rouquidão:

Não fume e evite o “fumo em segunda mão”;

Evite falar muito alto e durante muito tempo. Se tem necessidade de falar perante grupos muito numerosos, use um microfone ou um megafone;

Evite o álcool e a cafeína que desidratam o organismo, tornando a garganta mais seca;

Beba muita água;

Umidifique a sua casa;

Evite as comidas muito picantes;

Evite cochichar, que exige ainda maior força das cordas vocais do que a fala normal;

Faça educar a sua voz, se se trata de um cantor ou de pessoa em que a qualidade da voz seja importante;

Inale vapor durante alguns minutos antes de se deitar. Enquanto dormir, faça funcionar um umidificador no seu quarto;

Evite clarificar a garganta e pigarrear. Faz mais mal do que bem e provoca vibrações anormais das cordas vocais, ao mesmo tempo que pode aumentar um eventual inchaço.

Fontes:

Como ajudar a voz. São Paulo, 2012. Disponível em: < http://g1.globo.com/bemestar>. Acesso: 25/06/2020.

Confira dicas para tratar rouquidão. São Paulo, 2019. Disponível em: < http://g1.globo.com/bemestar>. Acesso: 25/06/2020.

Como acabar rouquidão. São Paulo, 2001. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/>. Acesso: 25/06/2020.

Combata rouquidão e dor na garganta. Rio de janeiro, 2016. Disponível em: < https://www.minhavida.com.br/saude>. Acesso: 25/06/2020.

Dicas para tratar a rouquidão em casa. São Paulo, 2019. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/>. Acesso: 25/06/2020.

Alessandra Vituriano

Fonoaudióloga

Quer saber mais?

Acesse nosso BLOG!

SEFIT – Gestão Laboral Integrada

Compartilhe esse post

Veja mais

Rolar para cima