O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de morte de mulheres por câncer, no Brasil. O principal fator de risco é a infecção pelo vírus HPV, que é transmitido sexualmente. Normalmente não existem primeiros sintomas do câncer de colo do útero, sendo que a maioria dos casos é identificado durante o exame de papanicolau ou apenas nas fases de câncer mais avançado. Assim, além de se saber quais os sintomas do câncer de colo do útero, o mais importante é fazer frequentemente consultas no ginecologista para realizar o papanicolau e iniciar o tratamento precoce, caso seja indicado.
Fatores de risco para o câncer de colo de útero:
Além da infecção pelo vírus HPV, outros fatores de risco para o câncer de colo de útero são:
- Atividade sexual com múltiplos parceiros;
- Atividade sexual sem proteção;
- Tabagismo;
- Más condições de higiene;
- Ser portadora do vírus HIV;
- Infecção por clamídia;
O câncer de colo do útero pode causar sinais e sintomas como:
- Sangramento vaginal sem causa aparente e fora da menstruação;
- Corrimento vaginal alterado, com mau cheiro ou coloração marrom, por exemplo;
- Dor abdominal ou pélvica constante, que pode piorar ao usar o banheiro ou durante o contato íntimo;
- Sensação de pressão no fundo da barriga;
- Vontade de urinar mais frequente, mesmo durante a noite;
- Perda rápida de peso sem estar fazendo dieta.
O que fazer em caso de suspeita:
Quando surge mais de um destes sintomas é aconselhado ir no ginecologista para fazer exames de diagnóstico
Tratamentos:
O tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico. Entre os tratamentos para o câncer do colo do útero estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. O tipo de tratamento dependerá do estadiamento (estágio de evolução) da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade da paciente e desejo de ter filhos. Se confirmada a presença de lesão precursora, ela poderá ser tratada a nível ambulatorial, por meio de uma eletrocirurgia.
Fontes:
Sinais e sintomas do colo do útero; São Paulo, 2014. Disponível em:< http://www.oncoguia.org.br/conteudo >. Acesso:04/02/2020.
Câncer de colo de útero – Cuidado! Os sintomas podem ser sutis; Rio de Janeiro, 2018. Disponível em:< https://www.fleury.com.br/noticias/cancer-de-colo-de-utero-cuidado-os-sintomas-podem-ser-sutis>. Acesso: 04/02/2020.
Câncer de colo do útero: sintomas, tratamentos e causas; São Paulo,2020. Disponível em:< https://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-colo-do-utero>. Acesso: 05/02/2021.
Câncer de Colo de Útero, Como Detectar e Diagnosticar. Belo Horizonte, 2018. Disponível em:< https://mulherconsciente.com.br/cancer-colo-de-utero/sintomas-e-diagnostico/>. Acesso em 05/02/2020.
Alessandra Vituriano
Fonoaudióloga