Você provavelmente sabe que beber água é bom para a saúde, mas você sabe por quê? Muitas funções do corpo dependem dela para funcionar corretamente. Precisamos de água, por exemplo, para digerir alimentos, absorver nutrientes, regular a temperatura do corpo e eliminar toxinas. Consumir com mais frequência tem muitos benefícios, como prevenir doenças e melhorar o desempenho físico e mental.
Quanto beber por dia?
Basicamente, de acordo com alguns especialistas, o correto é ingerir em média de 2 litros de água por dia. No entanto, descobrimos uma forma que poderá dizer a quantidade exata de quantos litros de água você deve ingerir.
Essa forma, se resume, em você pegar o seu peso corporal e multiplicar por 0,03, daí sairá o tanto que você deve consumir de água. Mas, lembre-se isso é só alguns cálculos realizados de forma geral, ou seja, o correto é beber sempre muita água.
Conheça alguns benefícios de beber água
Ajuda a perder peso – embora beber muita água por si só não emagreça, o líquido provoca saciedade e pode fazer com que você coma menos.
Melhora a pele – a água melhora a elasticidade e a hidratação da pele, dando uma aparência mais saudável e jovem.
Estimula o cérebro – a água é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Mesmo uma desidratação leve pode prejudicar a concentração, o raciocínio e a memória.
Melhora do desempenho físico – a água funciona como combustível para os músculos e células, aumentando a disposição e o desempenho nos exercícios.
Auxilia na digestão – o líquido ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos que consumimos, regula o intestino e previne a prisão de ventre.
Mantém os rins saudáveis – tomar bastante água é muito importante para que os rins funcionem corretamente. O hábito também ajuda na prevenção de pedras nos rins.
Combate doenças – a ingestão de água pode ajudar a reduzir congestões, auxiliando na prevenção de gripes e resfriados.
Evita a desidratação – não beber água em quantidade adequada pode levar à desidratação, uma condição potencialmente grave cujos sintomas incluem boca seca, dor de cabeça, cansaço e tontura.
É possível beber água em excesso?
Sim. Beber uma quantidade excessiva de água de uma vez só faz mal e pode até ser perigoso. Pode sobrecarregar os rins e provocar a perda dos estoques de sódio no sangue. Portanto, não tente atingir a sua meta diária de ingestão de água de uma vez só. O consumo deve ser distribuído ao longo do dia, para não prejudicar o organismo e manter um padrão de hidratação.
Como posso aumentar a ingestão de água ao longo dia?
Em meio à rotina corrida, é fácil esquecer de beber água. Algumas dicas podem ajudar a tornar esse hábito mais frequente para que no fim do dia você tenha tomado o total necessário. Confira:
Garrafinha – deixe algumas garrafas de água geladeira e leve uma com você ao sair de casa, para facilitar o acesso quando estiver no trabalho, por exemplo. Isso também ajuda a monitorar quanto foi consumido.
Lembrete – programe o alarme do celular para tocar a cada duas horas para lembrar de se hidratar ao longo do dia. Você também pode baixar em seu smartphone aplicativos que ajudam nisso.
Refeições – uma maneira fácil de beber água regularmente é tomar um copo em cada refeição.
Fontes:
O que acontece quando passamos a beber 8 copos de água por dia. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem>. Acesso: 07/08/2020.
Cinco motivos para não deixar de tomar água. Brasília, 2011. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao>. Acesso:07/08/2020.
Hidrate-se a importância de beber água para saúde. Curitiba, 2020. Disponível em:<https://medprev.online/blog>. Acesso: 07/08/2020.
Alessandra Vituriano
Fonoaudióloga